
Aos 70 anos, e já tendo participado de diversas coletâneas, José Amâncio de Carvalho resolveu que era a hora de organizar sua própria compilação como forma de reunir em um único volume todo seu trabalho. “Soldas Poéticas” que será lançado neste sábado (1º de abril), às 9h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, traz aproximadamente 90 poemas do escritor, artista plástico e professor aposentado de escultura, desenho e modelagem pela UFMG. O humor, a sátira e o amor permeiam a obra do poeta, que já acumula dez prêmios literários na bagagem, incluindo o recebido da Academia Mineira de Letras pelo poema Vide Bula.
Para Carvalho, o texto poético é como uma colcha de retalhos, em que a união de diversos elementos se sobrepõe para formar significados. “A poesia nasce do acaso, nasce de um jogo de palavras extraído de um baú imaginário. A poesia é uma espécie de ilustração do cotidiano”, afirma o poeta.
Como forma de estabelecer um vínculo entre poesia e artes plásticas, Carvalho ilustrou alguns poemas presentes no livro. “Escolhi os textos de forma aleatória. A ideia é criar uma conversa entre o desenho e o conteúdo para ampliar os possíveis entendimentos”, explica.
Confira abaixo um dos poemas que compõem o livro “Soldas Poéticas”.
VIDE BULA
Barbara bala
Que abala a sorte
abala à bílis
CAUSA MORTIS
VIDE BULA:
Eleitos colaterais:
Poluição
Contra indicação:
Desmatamento
Posologia:
VIDE BALA
VIDE BULA
VIDE BILIS
VIDEO TAPE
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
SOMOS PREJUDICIAIS À SAÚDE
MADE IN AMAZÔNIA
SERVIÇO
Lançamento do livro Soldas Poéticas, de José Amâncio de Carvalho
Data: 01/04/2017
Horário: 9h às 12h
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG
Entrada: Gratuita