
Ao retornar de uma missão em Paris e Grenoble, a convite do Ministério da Cultura da França, o secretário Angelo Oswaldo declarou que a preparação do Fórum de Políticas Culturais, a ser realizado em maio em Belo Horizonte, deverá produzir importantes subsídios sobre os desafios, projetos e caminhos do setor nos próximos anos. "Focalizamos as propostas mais interessantes da atualidade e debatemos as perspectivas, durante as reuniões de trabalho no Ministério francês e no Observatório das Políticas Culturais, sediado em Grenoble, reconhecendo a cultura como campo prioritário para a construção democrática e justa da paz e do equilíbrio econômico, em harmonia com a iluminação do espírito e da vida", afirmou Angelo Oswaldo.
Ao lado de Lucas Guimaraens, superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário , Francine Pena Póvoa, diretora do SESC Minas, e de Jean-Pascal Quilès, assessor da Embaixada da França no Brasil, o secretário participou de encontros com dirigentes do Ministério da Cultura e visitou equipamentos culturais, como a Cidade da Música, no Parc de La Villette. Uma equipe formada por representantes da Secretaria de Cultura e do SESC Minas realizou uma oficina no Observatório de Grenoble, com vistas ao Seminário que será realizado em Belo Horizonte.
Numa promoção do Governo de Minas Gerais e da Secretaria de Cultura, Embaixada da França, SESC Minas, Ministério da Cultura e Institut Français, o Fórum de Políticas Culturais vai reunir na capital mineira destacados especialistas que vão debater os diversos aspectos das políticas públicas de cultura, seus desafios e rumos na atualidade e na próxima décadas.
As vagas são limitadas e as inscrições serão abertas em maio, em endereço eletrônico a ser divulgado. Haverá transmissão da programação via internet.