
A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebe a exposição Lundu e Banzar, primeira mostra individual da mineira Lúcia Araujo. Dividida em duas séries - óleo sobre tela e serigrafia sobre fotos – a mostra aborda a exclusão do negro na sociedade e a importância do resgate da cultura africana. “A ideia surgiu de um trabalho que estava realizando na Escola Guignard sobre a marginalização do negro e de sua cultura. As obras são uma forma de questionar esse referencial que subjuga essa parcela da população e demonstrar a riqueza das manifestações artísticas africanas”, explica a artista. A exposição fica em cartaz no equipamento integrante do Circuito Liberdade até o dia 17 de maio.
Com nove telas na mostra, a Série Lundu (canções populares inspiradas em ritmos africanos) tem como referencial fotos produzidas por Lúcia Araujo a partir da visitação de diversos cultos e festas ocorridas em Belo Horizonte. As pinturas expressionistas trabalham a riqueza dos ritos presente na variedade das cores, ritmos e movimentos. “A intenção é mostrar o resgate da identidade por meio da dança e do canto de origem africana”, pontua a artista.
Já a Série Banzar (espantar; tornar pasmado) busca, por meio de quatro serigrafias realizadas sobre fotografias, evidenciar a exclusão das classes economicamente mais pobres, especialmente os negros e pardos. As fotografias recebem uma intervenção serigráfica que destaca o contraste e distanciamento entre os diferentes mundos. Os trabalhos são uma composição em técnica mista de linguagens plásticas antagônicas: a fotografia e a gravura. A junção visa ampliar a percepção de afastamento social abordada pela série. “As fotos foram produzidas por mim em Belo Horizonte em cenários em que o distanciamento entre a sociedade de consumo e o negro se faz mais evidente”, conta Lúcia.
A exposição fica em cartaz até o dia 17 de maio na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Estadual Luiz de Bessa.
SERVIÇO
Exposição Lundu e Banzar, de Lúcia Araujo
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual Luiz De Bessa (Circuito Liberdade - Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Data: 17/04/2017 a 17/05/2017
Horário: 19h
Entrada: Gratuita