
Dentre as atividades de incentivo à leitura promovidas pela BIJU, setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, está uma programação voltada a apresentações de teatro baseadas em livros infantis. O objetivo é fazer com que as crianças entrem em contato com o mundo literário por meio de espetáculos baseados ou inspirados em obras de literatura. Nesta quarta-feira (26), a Cia de Teatro Yepocá é quem leva um pouco desse universo das artes para a Biblioteca, com apresentação do espetáculo “O papel roxo da maçã”, inspirado no livro homônimo do escritor e linguista brasileiro Marcos Bagno. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.
A companhia teatral apresenta a história de Rosa, uma menina de cinco anos que está descobrindo o mundo e percebe que pode ouvir vozes e sons, tanto de um papel roxo, daqueles de embrulhar maçãs, quanto dos livros em sua casa. Para estimular a curiosidade da filha, os pais matriculam Rosa na escola e a criança adentra em um novo universo, em que as palavras são encantadas e que a leitura é uma das coisas mais prazerosas da vida.
Para a coordenadora do setor infanto-juvenil da Biblioteca, Vanessa Mendes, o trabalho com teatro auxilia as crianças a perceberem que a leitura permite a construção de novas experiências. “O público que pretendemos atingir é de uma faixa etária muito nova. Geralmente são crianças de cinco a oito anos. Por isso, precisamos trabalhar esse lado lúdico para estimular e mostrar que a leitura é um lugar de prazer”, avalia Vanessa.
Nesta edição, participam como plateia cerca de 70 alunos do 2º ano (7 anos) da Escola Municipal Levindo Lopes e aproximadamente 43 crianças, de 6 a 8 anos, da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás. O evento também é aberto ao público em geral.
SERVIÇO
Apresentação do espetáculo “O papel roxo da maçã”, da Cia de Teatro Yepocá, inspirado em livro homônimo de Marcos Bagno
Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz De Bessa (Circuito Liberdade - Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Data: 26/04/2017
Horário: 14h30
Entrada: Gratuita