
Goya, Van Gogh, Picasso, Portinari e Lasar Segall são alguns dos nomes que compõem a exposição “Entre Nós – A figura humana no acervo do MASP”, em cartaz no CCBB-BH até 26 de junho. Com curadoria de Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio, ambos da equipe de curadores do MASP, a mostra oferecerá ao público a rara oportunidade de ver algumas das principais obras dos maiores nomes da arte mundial e brasileira.
Nesta exposição, as duas mais recentes obras adquiridas pelo MASP por meio de recursos aportados pelo grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre, via Lei Rouanet, poderão ser apreciadas pelos visitantes. As pinturas “Candombe”, de Pedro Figari, e “O Artista’, de Heitor dos Prazeres, passaram a integrar a coleção em abril deste ano.
Discurso ampliado
Artistas contemporâneos também integram a exposição, reforçando o caráter do MASP em estar aberto a novas mídias, suportes e linguagens da arte. Uma sala apresenta o vídeo Nada É (2014), do artista Yuri Firmeza. Pertencente à série Ruínas, o vídeo mostra diferentes momentos da história da cidade de Alcântara, no Maranhão, e a documentação da Festa do Divino.
A instalação Trabalho (2013-16), de Thiago Honório, se apropria de ferramentas recebidas como presente de operários durante a reforma de um espaço no qual o artista participava de uma residência artística, transformando-as em esculturas que metaforizam o corpo dos trabalhadores. A mostra se encerra com a instalação de Nelson Leirner, Adoração (Altar para Roberto Carlos), de 1966, que remete a uma nova forma de sagrado nos dias de hoje.
SERVIÇO
“Entre nós – A figura humana acervo do Masp”
Local:Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 – Tel: 31 3431-9400)
Data: 26/04/2017 a 26/06/2017
Entrada: Gratuita
Mais informações: site bb.com.br/cultura
Classificação indicativa:Livre