
A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, divulga o resultado da 1ª Seleção do Programa Música Minas 2017, edital de intercâmbio cultural que viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo a proponentes deprojetos da cadeia criativa e produtiva da música mineira. A lista completa dos aprovados e reprovados encontra-se aqui .
Das 23 propostas apresentadas, 10 foram contempladas nesta primeira seleção. Os músicos selecionados irão viajar para cidades da Alemanha, Argentina, Coréia do Sul, Itália e Portugal. Viagens pelo território brasileiro também serão realizadas, como a ida de José Nilson, do Grupo Olubatá Percussão Étnica, a São Paulo, e Thaís Fernandes ao Paraná.
Da leva de nomes que irão representar Minas Gerais em terras estrangeiras, uma delas é a cantora e compositora Jeniffer Souza, que irá se apresentar no festival Seoul Music Week, na capital da Coréia do Sul. Acompanhada do pianista Marcus Abjaud, a artista irá defender o repertório de seu álbum o "Impossível Breve".
A Europa também irá receber representação da música mineira, mais precisamente na cidade de Turim, na Itália. O país será visitado por Dudu Mendes, que junto de Sanrah apresenta o show “Dois de Minas” durante a Festa Della Musica Torino.
Na América do Sul os músicos irão visitar nossos hermanos portenhos. Na capital da Argentina o músico Jorge Viviani irá apresentar seu Quarteto de Choro Araçá na Tradicional Roda de Choro, promovida e realizada pelo Club de Choro de Buenos Aires.
O programa Música Minas destina aos contemplados o valor total de R$ 700 mil, repassados a título de ajuda de custo para uso em despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.
As inscrições para 2ª Seleção do edital estão abertas. O prazo para entrega dos documentos vai até o dia 31 de maio.