
A violência que assola grande parte da população brasileira nos centros urbanos é o pano de fundo para a escritora mineira Eni D´Carvalho. A partir desse cenário que ela explora os caminhos para a difusão da paz. O livro Poética da pacificação, que será lançado nesta quarta (3), é inspirado em seus 15 anos de trabalho com crianças e adolescentes em áreas de risco social. Fundadora do projeto “Tocar e sentir”, focado na inclusão social de pessoas com deficiência visual, a artista-educadora sempre promoveu atividades culturais inclusivas, buscando auxiliar na formação de uma cultura de paz pautada na autonomia, diálogo, igualdade, justiça, respeito e solidariedade. Com entrada gratuita, o evento acontece na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, espaço integrante do Circuito Liberdade.
Na obra a escritora destaca que a paz pode ser ensinada e vivida. “Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma parcela dele. Esta parcela chamamos de ‘eu’. Não é o mais fácil e nem o mais rápido. Mas é necessário e vale a pena tentar”, salienta Eni.
Acompanhado de um CD com os poemas em áudio, o livro conta com 170 poemas distribuídos em seis capítulos: a paz; mística e arte pela paz; a paz na alma e na cultura do Brasil; acordar para a paz com as crianças; a paz é um caminhar; e o ser humano, com a terra e o cosmos. Cada um dos textos que compõem a obra é ilustrado por Eni.
No segundo semestre deste ano, Eni é aguardada na Universidade de Aveiro, em Portugal, para lançar realizar o lançamento internacional de “Poética da pacificação”.
SERVIÇO
Noite de autógrafos - Eni D Carvalho - Poética da Pacificação
Data: 3 de maio de 2017
Horário: 19h30
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Entrada: Gratuita