
Como fazer com que seu livro tenha uma maior durabilidade? Como conservar as publicações para que mais pessoas possam ter acesso ao conhecimento nelas contido? Essas são questões que orientam a exposição “O leitor como agente de preservação do acervo bibliográfico”, que fica em cartaz na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, espaço integrante do Circuito Liberdade, até o dia 2 de junho. A entrada é gratuita.
Cerca de 100 obras de referência integram a exposição e tratam de conceitos e práticas envolvidas na preservação de livros. Também estão expostas aproximadamente 15 obras deterioradas pelo tempo ou corrompidas por mofos, cupins, ratos e até mesmo por restos de comida. “A ideia da exposição é demonstrar para o público os cuidados que precisam ser tomados para que os livros tenham uma durabilidade maior e possam cumprir sua função social”, pontua Hélvia Vorcaro, coordenadora do setor Preservação, Conservação e Restauro da Biblioteca.
Oito painéis com explicações e dicas auxiliam a manter os exemplares da biblioteca pessoal ou pública em perfeito estado. Também ensinam conceitos de conservação e restauração que norteiam o trabalho da Biblioteca. Além disso, a mostra exibe as ferramentas utilizadas para restauração, como papéis especiais, colas, hidrantes de couro para lombadas, pinças, bisturis e polpa de papel.
Outro ponto de destaque é o totem multimídia, que contém vídeos com informações e dados sobre o trabalho realizado pelo setor de Preservação, Conservação e Restauro, e traz informações sobre a história do livro e da escrita.
Oficina
Ainda sobre o tema, a Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, promoveu nesta semana a oficina “Conservação de livros”. O curso capacitou gestores das Bibliotecas Públicas Municipais na preservação e conservação de acervos bibliográficos. “A oficina é uma formação profunda, em que ensinamos a conservar e restaurar por meio do processo a seco, uma técnica que se utiliza da costura, da colagem e de outros artifícios para preservar os livros”, explica Hélvia, que também ministrou o curso.
SERVIÇO
Exposição Em Destaque: O leitor como agente de preservação do acervo bibliográfico
Local: Setor de Referência e Estudos - Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Anexo professor Francisco Iglésias - Rua da Bahia, 1889, 3º andar, Centro, Belo Horizonte/MG
Data: 03/05/2017 a 02/06/2017
Horários: Segunda a sexta-feira, de 10h às 18h, e aos sábados alternados, de 8h às 12h.
Entrada: Gratuita
Informações: (31) 3269-1232/ 3269-1241 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.