
Prudente de Morais (território Metropolitano)recebe as ações do Circuito Gerais de Cultura abrindo as atividades da Semana do Meio Ambiente. O evento acontece nos dias 03 e 04 de junho e contará com atrações musicais para adultos e para crianças. Arte para encantar e transformar. Essa é a proposta do projeto Circuito Gerais de Cultura.
A programação contará com um show da banda “Berimbrown” e a apresentação do espetáculo musical “MPBaixinhos para todas as idades”, todos na Praça da Rosário. O acesso é gratuito e a programação começa às 21h no sábado e às 11h no domingo. E, especialmente nos dias do evento, a Feira de Artesanato e Comidas Típicas de Prudente de Morais também acontecerá na Praça do Rosário.
O principal objetivo desse projeto é descentralizar os bens culturais produzidos no Estado, levando para o município o que de melhor está sendo produzido na arte em Minas e no Brasil. Além disso, o Circuito Gerais de Cultura contribui para a formação de público, o incentivo de artistas locais, a democratização de acesso aos bens culturais. O projeto conta a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Prefeitura de Prudente de Morais. O patrocínio é da EIMCAL através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Programe-se:
“Berimbrown”
O Berimbrown apresenta o show “Lamparina”, onde mantém acesa a cultura, a memória e a tradição das comunidades quilombolas de Minas Gerais. O álbum é inspirado nas manifestações Bantus de Minas Gerais, principalmente o Vissungo, ritual linguístico em extinção praticado por garimpeiros na região de Diamantina, São João da Chapada, Quartel de Indaiá, Bangua e Macaquinho.
Com um repertório que reconsidera a trajetória dos trabalhadores historicamente situados à margem da sociedade, as letras tratam desde um passado de trabalho forçado nos garimpos até o domínio do capital financeiro na contemporaneidade.
O Berimbrown promete fazer o público se agitar ao som de músicas que animam não só ao corpo, mas também convidam o ouvinte a repensar os desdobramentos do atual processo de globalização.
A banda mescla o Funk e Soul dos anos 70 com a capoeira, a brasilidade do samba, o som dos atabaques e dos tambores de Minas Gerais; e cumpre sem esforço a associação do groove extremamente dançante com a crítica social da periferia de todo o Brasil.
Circuito Gerais de Cultura
Data: 03/junho/17
Hora: 21h
Local: Praça do Rosário, Prudente de Morais/MG
Entrada: Gratuita