
Arquivos são a memória de seu tempo. Para refletir sobre o panorama, as perspectivas e a relevância desses registros, o Arquivo Público Mineiro (APM) recebe palestras que integram a 1ª Semana Nacional de Arquivos. No APM o evento acontece entre os dias 6 e 8 de junho e é realizado pelo Arquivo Nacional, em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa. Várias cidades do Brasil também recebem a programação. A data também marca a celebração do Dia Internacional dos Arquivos, lembrado todo dia 9 de junho. Intitulado Arquivos em Detalhes, esse ciclo de palestras tem entrada gratuita.
Trata-se da primeira iniciativa deste tipo na área, que visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade. O Arquivo Nacional organiza o evento, em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa. Diversas instituições arquivísticas, centros de memória e documentação de todo o país estão se inscrevendo, contando com visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outros.
Administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e integrante do Circuito Liberdade, o Arquivo Público Mineiro recebe três palestras proferidas por renomados professores da UFMG e PUC. “O papel social das instituições arquivísticas” é o tema do dia 6 de junho, debatido pelo professor José Francisco Guelfi Campos, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação, da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
No dia seguinte, a professora Junia Furtado, titular de História Moderna do Departamento de História da UFMG, trata do tema “Minas Colonial e a pesquisa em arquivos”. No dia 8 os participantes conferem a palestra "Ensino de História e Arquivos", ministrada por Carla Ferretti, professora e diretora do Instituto de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Na ocasião, também será apresentada ao público o rico acervo documental sob a guarda do APM, bem como a política de gestão documental do Estado de Minas Gerais. “A iniciativa é profícua, pois destaca a função social, administrativa e histórica das instituições arquivísticas”, avalia o superintendente do APM, Thiago Veloso Vitral.
SERVIÇO
Local: Arquivo Público Mineiro - Avenida João Pinheiro, 372, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais
Data: 6, 7 e 8 de junho
Horário: 15 às 17h
Inscrições gratuitas: https://goo.gl/sO8Ju6 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.