
As delícias gastronômicas de Minas Gerais se espalham por todas as regiões do estado. No território Sudoeste de Minas Gerais não é diferente. Até o dia 26 de junho, os municípios de Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União promovem seus quitutes na 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Montanha.
Quem conferiu de perto a programação do festival e os sabores região foi o secretário de Estado Adjunto de Cultura, João Miguel. Durante a visita, João Miguel avaliou a relevância do evento, realizado com recursos do Governo de Minas Gerais e apoio da Secretaria de Estado de Cultura. "É muito importante perceber que o Circuito Montanhas Cafeeiras se atentou para o potencial gastronômico, tema considerado estratégico para o Governo de Minas Gerais", disse o Secretário Adjunto.
A criação de cadeira específica no Conselho Estadual de Políticas Culturais foi uma ótima notícia para o setor, conforme lembrou João Miguel. "O Secretário de Cultura Angelo Oswaldo atendeu mais essa importante demanda do segmento. Mais uma vez reconhecemos o valor da gastronomia enquanto cultura", pontuou.
Durante a visita, João Miguel também se reuniu com o prefeito Gilson Mello para viabilizar tratativas sobre convênios e programas do município junto à Secretaria de Estado de Cultura. “Foi produtiva a visita do Secretário Adjunto para selar o estreitamento das relações com o município. Vamos gerir ações para melhorar a relação e compactuarmos um apoio atuante junto à cultura arceburguense”, assegurou Gilson Mello.
O Festival Gastronômico “Sabores da Montanha”, que acontece em dez cidades da região da AMOG – Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana, é uma oportunidade de oferecer ao público pratos especiais que resgatam a culinária tradicional preparados preferencialmente com ingredientes da região. Os pratos credenciados no Festival possuem desconto de 15% e servem duas pessoas.
Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras
Ainda no século XIX, a região recebeu os primeiros imigrantes do estado e foi nesse período que tiveram início as grandes lavouras de café, que tanto caracterizam a paisagem. Cachoeiras, rios e matas silvestres também compõem a beleza do local e valoriza a qualidade do meio ambiente.
Repleta de tradições históricas e culturais, as cidades do circuito turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, revivem a memória e os costumes de seus antepassados. O calendário regional é repleto de espetáculos cheios de ritmo, arte, cor e fé.
“Desejo que o Festival seja um Marco referencial para a história de nosso Circuito. Acredito e tenho plena convicção do potencial dos estabelecimentos gastronômicos, que tem superado e edificado esta ação, propiciando um desfecho completo e com a cara de nossa região”, disse Bruno Tripoloni Balista, Presidente do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas.
Mais informações sobre a 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Montanha, acesse: www.saboresdamontanha.com.br e facebook https://www.facebook.com/saboresdamontanha/ .