
Nesta terça-feira, às 20h, o Minas Tênis Clube realiza, no Teatro Bradesco, um programa cultural em oportunidade inédita ao público geral. Os violonistas Fernando Araújo e Celso Faria apresentam os “Manuscritos de Buenos Aires: obras recém-descobertas de Francisco Mignone” - ao lado de Villa-Lobos, Oscar Lorenzo Fernandez e Camargo Guarnieri, um dos maiores compositores brasileiros do século XX.
Com ingressos a preço simbólico, o concerto contará com breves introduções comentadas por Fernando Araújo, em oportunidade para conhecer mais sobre Mignone e o caminho dos manuscritos.
Ingressos já à venda na bilheteria do Teatro e www.compreingressos.com. Produção: Márcia Francisco.
OS MANUSCRITOS DE BUENOS AIRES
As obras do compositor, pianista, regente, professor e flautista Francisco Mignone (São Paulo SP 1897 - Rio de Janeiro RJ 1986), um dos maiores compositores brasileiros do século XX, chegam a público, graças a defesa da tese de doutorado do violonista Fernando Araujo, em trabalho e apresentação notáveis.
Os referidos manuscritos contêm obras para duo de violões escritas em agosto de 1970 e dedicadas ao casal de violonistas argentinos Graciela Pomponio e Jorge Martínez Zárate, que formavam o Duo Pomponio-Zárate. Estas peças permaneciam, com exceção de uma (Lundu), inteiramente desconhecidas e ignoradas pela comunidade musical e acadêmica no Brasil, estando ausentes de todos os catálogos e literatura dedicados à obra de Mignone.
Trata-se, portanto, de pauta valiosa para o apreço de jornalistas atentos ao segmento artístico e musical, professores, músicos, entre tantos que possam perceber a importância significativa de um trabalho que merece ser publicado e, ainda registrado fonograficamente, por Fernando Araújo. Afinal, ainda são raras as oportunidades de fácil acesso a conteúdos de teses úteis e atemporais.
O CONCERTO:
FERNANDO ARAÚJO E CELSO FARIA – MANUSCRITOS DE BUENOS AIRES – OBRAS INÉDITAS DE FRANCISCO MIGNONE
PROGRAMA:
Duo de violões – Fernando Araújo e Celso Faria
Francisco Mignone (1897-1986)
Os Manuscritos de Buenos Aires (1970) (Edição: Fernando Araújo)*
- Quatro Peças Brasileiras:
1. Maroca
2. Maxixando
3. Nazareth
4. Toada
- 1ª Valsa Brasileira
- 2ª Valsa Brasileira
- Canção
- Lundu
Solo de Celso Faria
Heitor Villa-Lobos (1887-1959):
- Valsa-Choro
Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006):
- Estudo nº 2
Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955):
- Festival Ary Barroso
Solo de Fernando Araújo
Francisco Mignone:
- Valsa Brasileira Nº 9, em Lá bemol menor
- Estudo Nº 5, em Lá menor
- Estudo Nº 3, em Sol maior
*Obras para duo de violões do Acervo “Martínez Zárate”, pertencente ao Instituto Nacional de Musicologia “Carlos Vega”, Buenos Aires.