
Para celebrar os 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos, maior compositor das Américas, o Quarteto Radamés Gnattali traz ao Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, nos dias 21 e 28 de junho e 5 e 12 de julho, o projeto Villa-Lobos em 4 concertos. No programa, uma seleção dos melhores movimentos da riquíssima obra do compositor. Além dos concertos, o projeto inclui a realização de palestras, sobre diferentes aspectos da vida e da obra do compositor.
Villa-Lobos, um dos mais importantes músicos de sua época em todo o mundo, compôs cerca de 1000 obras, porém, ainda nos dias hoje existe uma enorme dificuldade na divulgação da sua obra, não apenas pelo difícil acesso ao material como pela sua dificuldade técnica, pouquíssimos grupos, de alto nível artístico, têm condições para interpretar sua magnífica obra. Sintetizada em quatro concertos, as obras foram divididas por períodos criativos do compositor, são eles: Ciclo Nacionalista, Ciclo “Exploração”, Ciclo “Música Urbana” e Ciclo “Maturidade”.
Cada um dos concertos tem uma duração prevista de 70 minutos. Permitindo assim uma imersão completa na vida e obra do compositor vanguardista, que conseguiu criar a identidade sonora do Brasil se alimentando criativamente do folclore, de norte a sul, este ao oeste. Com isso, o projeto pretende contribuir para a perpetuação da memória do importantíssimo patrimônio nacional que é o acervo musical de Heitor Villa- Lobos.
Além de trazer o melhor da obra do compositor, o projeto Villa-Lobos em 4 concertos, irá realizar palestras antes de cada concerto, iniciadas uma hora antes do espetáculo e com quarenta minutos de duração. A programação extra é voltada para quem deseja aprofundar ainda mais sobre as obras do compositor, e será apresentada por grandes estudiosos e personalidades da música. Como Turíbio Santos, um dos maiores violonistas brasileiros; o violonista, compositor e pesquisador da obra villalobiana Paulo de Tarso Salles; a coordenadora da Ação Educativa do Museu Villa-Lobos (RJ), Márcia Ladeira; e o violoncelista do Quarteto Radamés Gnattali, Hugo Pilger.
Como forma de promover a inclusão, o programa impresso da série de concertos será também disponibilizado em Braille e uma ação de divulgação especifica para público com deficiência visual será realizada para os belo-horizontinos.
Quarteto Radamés Gnattali
Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira e considerado um dos principais quartetos de cordas da América Latina, o Quarteto Radamés Gnattali, que surgiu em 2006, têm a missão de criar uma fonoteca musical que contemple os mais importantes compositores brasileiros dos séculos XX e XXI. O trabalho do grupo tem como pilares a excelência artística e a relevância cultural, desde a pesquisa, revisão, editoração, gravação e divulgação da obra destes compositores.
Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o grupo despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay, os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos e pelo sexto ano consecutivo, realiza o projeto Brasil de Tuhu, levando a música desse compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.
PROGRAMAÇÃO
CONCERTO 1 – 21 de junho
Quarteto n° 1 Opus 50 (1915)
Cantilena (Andante)
Brincadeira (Allegretto scherzando)
Canto Lírico (Moderato)
Cançoneta (Andantino quasi Allegretto)
Melancolia (Lento)
Saltando como um Saci (Allegro)
Quarteto n° 3 Opus 56 (1916)
Allegro non troppo
Molto Vivo
Molto Adagio
Allegro con fuoco
Quarteto n° 5 (1931)
Poco Andantino
Vivo e enérgico
Andantino - tempo giusto e ben ritmato
Allegro
CONCERTO 2 – 28 de junho
Quarteto n° 6 (1938)
Poco Animato
Allegretto
Andante, quasi Adagio
Allegro Vivace
Quarteto n° 10 (1946)
Poco animato
Adagio
Scherzo (Allegro Vivace)
Molto Allegro
CONCERTO 3 – 05 de julho
Quarteto n° 12 (1950)
Allegro
Andante malinconico
Allegretto leggiero
Allegro ben ritmato
Quarteto n° 15 (1954)
Allegro non troppo
Moderato
Scherzo (Vivace)
Allegro
CONCERTO 4 – 12 de julho
Quarteto n° 16 (1955)
Allegro non troppo
Molto Andante (quasi Adagio)
Vivace (Scherzo)
Molto Allegro
Quarteto n° 17 (1957)
Allegro non troppo
Lento
Scherzo (Allegro Vivace)
Allegro Vivace (con fuoco)
PROGRAMAÇÃO EXTRA
PALESTRA 1 – 21 de junho
Villa Lobos e os quartetos de cordas (Paulo de Tarso Soares Salles)
Ciclo Nacionalista
Títulos brasileiros e cantigas de roda brasileiras transitam pelas obras selecionadas para este ciclo.
PALESTRA 2 – 28 de junho
Villa-Lobos, o educador (Márcia Ladeira)
Ciclo “Exploração” – o quarteto de cordas como instrumento
Somente um compositor com o pleno conhecimento dos instrumentos de corda poderia desenvolver obras que quebram os limites técnicos dos instrumentos e ao mesmo tempo são possíveis de executar.
PALESTRA 3 – 05 de julho
Villa-Lobos e o violão (Turibio Santos)
Ciclo “Música Urbana”
O contato do Villa com músicos de vários gêneros enriquece sua criatividade e estampa, na sua música, ideias vanguardistas, com traços de internacionalização e contemporaneidade.
PALESTRA 4 – 12 de julho
O idiomatismo do violoncelo em Villa-Lobos (Hugo Pilger).
Ciclo “Maturidade”
Villa-Lobos volta à simplicidade do inicio, mas, neste momento por decisão. Seus quartetos nos. 16 e 17 possuem melodias longas e tristes que expressam sua doença. Já não explora com as sonoridades, porém, mantém sua escrita virtuosa e enérgica. No auge da sua maturidade, estes quartetos são verdadeiras jóias brasileiras.
SERVIÇO
Villa-Lobos em 4 concertos, com Quarteto Radamés Gnattali
Centro Cultural Banco do Brasil BH - Teatro 1: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, BH/MG
Ingressos: A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos 1 hora antes das apresentações, na bilheteria do CCBB-BH.
Temporada: 21 e 28 de junho e 5 e 12 de julho – quartas-feiras, palestras às 19h30 e concertos às 20h30.
Duração dos concertos: 70 minutos
Duração das palestras: 40 minutos
Recomendação/Classificação: Livre
Informações CCBB: (31) 3431-9400
Capacidade do teatro: 264 lugares
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Villa-Lobos em 4 concertos
Eric Samuel
(31) 99871-8288 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CCBB BH
Bárbara Campos Guimarães
(31) 3431-9412 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.