
Um dos maiores mestres da arte brasileira do século XX, o pintor Alberto da Veiga Guignard é homenageado durante a tradicional Semana Guignard, que neste ano chega a sua sétima edição. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, o evento é realizado no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, entre os dias 23 e 29 de junho de 2017, tendo a PETROBRAS como patrocinadora. Toda a programação é gratuita.
O extenso rol de atrações conta com exposições, apresentações artísticas, palestras, lançamento de livro e vídeo e oficinas culturais, que visam promover uma verdadeira imersão ao universo do artista. Um dos destaques é a nova exposição de longa duração, concebida para dar maior visibilidade à coleção da instituição. O acervo de retratos, objetos, paisagens, Cartões para Amalita e fotografias de Guignard em seus últimos meses de vida foi distribuído nos diversos espaços. De modo a possibilitar a compreensão do acervo, estão expostos, também, a cronologia completa referente a trajetória do artista e textos alusivos a cada um dos ambientes. O novo módulo Guignard Ilustrador exibe os livros e outras publicações com desenhos do mestre, recém-adquiridos para exibição e pesquisa. Também integram a presente mostra três obras a ela incorporadas: os belíssimos retratos de Regina e Roberto Lacerda, de 1961, gentilmente cedidos em comodato pelas filhas do casal, e a Paisagem de Ouro Preto, aquarela de 1947 adquirida em campanha promovida pela Associação de Amigos do Museu Casa Guignard. No porão foi instalada área para as exposições temporárias e o jardim recebeu reproduções dos belos vasos de flores pintados pelo artista.
Igualmente destacada é a mostra temporária Álbum de Guignard, que contem reprodução da série de ilustrações veiculada no Suplemento Artes e Letras do Jornal A Manhã, do Rio de Janeiro. A mostra será inaugurada na sexta-feira (23) e ficará em exposição até setembro de 2017.
O secretário de Estado de Cultura, Angelo Osvaldo, reforça o papel social do Museu. “Ao realizar o sonho do pintor Guignard, que era ter uma casa em Ouro Preto, o Museu tornou-se um dos mais importantes do gênero. Não só guarda a memória do grande artista, como desenvolve estudos e pesquisas sobre o mestre e as gerações por ele influenciadas. A Semana Guignard põe em destaque toda essa rica produção artística e enfatiza o papel do Museu na cultura mineira”.
A Superintendente de Museus e Artes Visuais, Andrea de Magalhães Matos, comemora o diferencial desta edição do evento. “Recebemos investimentos na infraestrutura e na concepção museográfica e museológica da instituição. Estamos orgulhosos em disponibilizar conteúdo tão importante para fruição dos visitantes”.
A programação tem início no dia 23 de junho (sexta-feira) com abertura da Exposição de Longa Duração, que consiste no novo módulo Guignard Ilustrador,além da mostra temporária Álbum de Guignard. Ainda na sexta-feira, acontecem os lançamentos do catálogo da Exposição de Longa Duração e do livro de Dedicatórias para Guignard,edição Fac-similar do Livro de Ouro mantido por Guignard entre 1937 e 1959, composto por cartas, dedicatórias, poemas, desenhos e outras homenagens prestadas por seus amigos, alunos e admiradores, acompanhada de encarte com a transcrição de todo o seu conteúdo.
Entre os destaques de sábado (24), contam a palestra sobre a trajetória artística de Guignard, ministrada por Frederico Morais. À noite acontece um cortejo com a participação de banda popular do Rosário em direção à Rua Direita. Em seguida tem início a tradicional Noite de São João, tema constante nas obras de Guignard, com apresentação de quadrilhas e show da Banda Candonguero.
As atividades continuam no domingo (25) com a realização de roda de conversa e lançamento do vídeo “Passos de Guignard - Do Mundo para Ouro Preto”, com roteiro, direção e produção de Tomás Amaral. Na parte da tarde, a oficina Cartões Amor e Amizade tem ênfase nos Cartões de Guignard para Amalita, um dos principais itens do acervo da instituição.
Na segunda (26) a pesquisadora Ana Clara Borges apresenta sua pesquisa Guignard na Fundação Osório (Rio de Janeiro), instituição militar de atendimento a crianças órfãs em que o artista atuou como professor na década de 1930.
Fechando a VII Semana Guignard, será realizado o “II Módulo da Oficina Cores e Terras de Ouro Preto”, ministrada pela equipe do Museu de Ciências da Terra da Universidade Federal de Viçosa-MG, direcionada a professores da Rede de Ensino de Ouro Preto. A atividade será realizada de 27 a 29 de junho.
Alem do patrocínio da PETROBRAS, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a VII Semana Guignard tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Grande Hotel de Ouro Preto, da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais e de empresários locais.
Alberto da Veiga Guignard
Nasceu em Nova Friburgo (Rio de Janeiro) em 1892 e aos 11 anos, mudou-se para a Europa com a família. Lá permaneceu por mais de vinte anos, estudando desenho e pintura em importantes academias na Itália e Alemanha. De volta ao Brasil, em 1929, fixou-se no Rio de Janeiro, instalando seu ateliê no jardim Botânico. No ano seguinte, iniciou a carreira de professor de arte, passando a ensinar desenho e pintura para crianças na Fundação Osório. Em 1940, transferiu-se para a cidade de Itatiaia, também no Rio de Janeiro, onde passou curtas temporadas. Associado a um grupo de jovens amigos artistas, em 1942 organizou um ateliê coletivo, que se chamou a Nova Flor de Abacate. Dois anos depois, a convite de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, mudou-se para a capital mineira.
À frente da escola de pintura que hoje traz o seu nome, Guignard teve papel decisivo na formação da geração de artistas modernistas mineiros. Viajava a Sabará, Lagoa Santa e, com mais frequência, a Ouro Preto, cidade que lhe inspirou e onde residiu nos últimos anos de sua vida. Morreu em Belo Horizonte, em 1962, e está sepultado, conforme seu desejo, na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto. É considerado um dos maiores pintores brasileiros do século XX.
Museu Casa Guignard – MCG: Vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Inaugurado em 1986, reúne acervo de desenhos, pinturas, ilustrações, objetos de trabalho e de uso pessoal do artista, fotografias e documentos textuais, que foram adquiridos por meio de doação e compra. Destacam-se a coleção de cartões produzidos pelo artista para Amalita Fontenelle, além de retratos, violão e cama, estes dois últimos com superfícies revestidas por pintura decorativa. Centro de pesquisa e memória da vida e obra de Guignard, o museu oferece uma diversificada programação de ações culturais e educativas baseadas na trajetória do artista como mestre e professor, oficinas, visitas orientadas e ciclo de palestras.
VII SEMANA GUIGNARD
Ouro Preto - 23 a 29 de junho de 2017
Programação
Dia 23/06 (sexta-feira)
19h - Abertura de Exposições:
- Exposição de Longa Duração, com o novo módulo expositivo Guignard Ilustrador
- Sala de Exposições Temporárias - Álbum Guignard, reprodução das 23 ilustrações veiculadas no Suplemento Artes e Letras do jornal A Manhã do Rio de Janeiro, em 1942 e 1943, com edição de Múcio Leão
Lançamentos:
- Catálogo da Exposição de Longa Duração
- Livro de Dedicatórias para Guignard - Edição Fac-similar do Livro de Ouro mantido por Guignard entre 1937 e 1959, composto por cartas, dedicatórias, poemas, desenhos e outras homenagens prestadas por seus amigos, alunos e admiradores, acompanhada de encarte com a transcrição de todo o seu conteúdo
- Livro Exposição em Inglês e Espanhol
Ação inclusiva de atendimento a pessoas com deficiência visual:
- Disponibilização do texto do Catálogo da Exposição de Longa Duração em Braille
Local: Museu Casa Guignard
21h - Show Bontempo Trio
Local: Palco em frente ao Museu Casa Guignard
Dia 24/06 (sábado)
11h - Palestra sobre a trajetória artística de Guignard ministrada por Frederico Morais
Local: Grande Hotel de Ouro Preto – Auditório
16h – Apresentação musical no Palco Rosário
Local: próximo à Igreja do Rosário
18h – Cortejo com a participação de banda popular saindo do Rosário em direção à Rua Direita
20h – Noite de São João, com apresentação de quadrilhas e show da Banda Candonguero
Local: Palco em frente ao Museu Casa Guignard
Dia 25/06 (domingo)
11h – Lançamento do vídeo Passos de Guignard - Do Mundo para Ouro Preto, com roteiro, direção e produção de Tomás Amaral, direção de fotografia e som direto de Thiago Gonçalves, animação de Roberto Frank, edição de Arthur B. Senra e pesquisa de Gélcio Fortes
11h30 - Mesa de conversa com os realizadores do vídeo
Local: Museu Casa Guignard – porão
A partir de 13h – Almoço temático com cardápio destacado por Guignard em um desenho da série Cartões de Guignard para Amalita
Local: Restaurante Bené da Flauta – Rua Francisco de Assis, 32 – Centro.
(Os interessados devem visitar o Museu Casa Guignard e requisitar o cartão que dará descono para pagamento deste almoço)
14 às 15h – Oficina Cartões Amor e Amizade
Ministrada pela equipe do educativo do Museu, com ênfase nos Cartões de Guignard para Amalita, um dos principais itens do acervo da instituição
Público: Crianças e jovens a partir de 6 anos
Vagas: 20
Local: Museu Casa Guignard
15h – Cortejo com a participação de banda popular saindo do palco em frente ao Museu Casa Guignard em direção ao bairro Antônio Dias
16h – Show Forró de Bolso no Palco Antônio Dias
Local: Largo Marília de Dirceu – Antônio Dias
Dia 26/06 (segunda-feira)
18h – Apresentação por Ana Clara Borges da pesquisa Guignard na Fundação Osório (Rio de Janeiro), instituição militar de atendimento a crianças órfãs em que o artista atuou como professor na década de 1930
Local: Museu Casa Guignard
Dias 27 a 29/06 (terça a quinta-feira)
14 às 18h - II Módulo da Oficina Cores e Terras de Ouro Preto
Ministrada pela equipe do Museu de Ciências da Terra da Universidade Federal de Viçosa-MG
Público: Professores da Rede de Ensino de Ouro Preto
Local: Museu Casa Guignard
SERVIÇO
Evento: VII Semana Guignard
Data: 23 a 29 de junho de 2017
Entrada: Gratuita
Local:Museu Casa Guignard
Rua Conde de Bobadela (Rua Direita) nº 110 – Ouro Preto/MG
Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira de 12 às 18h, sábado, domingo e feriado de 10 às 15h
Informações e agendamentos: (31) 3551 51 55
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assessoria de Imprensa: Angelina Gonçalves – (31) 3269-1109 | 9 8876-8987