
O Museu Mineiro inaugura no dia 1º de agosto (terça-feira) a mostra “Tríptico do Cristo Pantocrático, o Todo Poderoso, Ladeado Pela Virgem Maria e São João Batista”, do artista plástico Edmar Almeida.
A mostra que ficará em exibição na Mini Galeria do Museu, apresenta ao público a paixão deste artista que entregou-se à iconologia e passou a criar seus próprios ícones, utilizando-se de diversas linguagens plástico-visuais, sempre apaixonado pela imagem que tenta refletir as irradiações luminosas do Tabor.
Admirador da obra de Edmar, Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura, afirma que “a partir da própria teologia oriental, Edmar Almeida compõe as imagens com que celebra a arte da fé e a fé na arte. Para o pintor, discípulo da paleta do evangelista São Lucas, a obra de arte é luz indissociável da energia da transcendência. É estesia e ascese, prazer e plenitude”.
Logo após a abertura da exposição, será a realizada a palestra Arte e Arquitetura em conexão com a Religião com a participação do artista Edmar Almeida, do Secretário de Estado de Cultura Ângelo Oswaldo, do Professor Titular da Escola de Arquitetura da UFMG José dos Santos Cabral Filho e do artista plástico José Alberto Nemer.
A mostra tem entrada gratuita e ficará em exposição no Museu Mineiro até 03 de setembro de 2017.
O ARTISTA
Edmar José de Almeida nasceu em Araxá, Minas Gerais, aos 16 de abril de 1944. Desenhista, pintor, artista têxtil, design, mosaicista e iconógrafo sacro tornou se especialista na obtenção de pigmentos orgânicos e minerais; processos tintoriais para tecelagens; pintura a têmpera e a óleo e em projetos tridimensionais com relevos com papel e em madeira. Suas obras, executadas em grandes dimensões estão sempre associadas ao pensamento democrático de inclusão sociocultural e são resultado de trabalhos coletivos. Dentre as várias exposições nacionais e internacionais, expôs em duas ocasiões no MASP – Museu de Artes de São Paulo: em 1975, “Repassos – Edmar e as tecedeiras do Triângulo Mineiro” exposição documento com curadorias dos arquitetos Lina Bo Bardi e Flávio Império, recebeu o prêmio de melhor exposição do ano pela A.P.C.A. a exigente Associação Paulista de Críticos de Arte; e a segunda aconteceu em 1988 – “Nossa Senhora dos Prazeres”, um grandioso painel de Tecelagem na qual utilizou 320 cores tintoriais a partir de plantas da flora tropical. Em 2002, realizou importante mostra em Brasília – Venit Santo Spiritus composta por 26 afrescos e 32 gravuras em relevo seco, com a curadoria de Wagner Barja. Dedicou se à Arte Têxtil e produziu grandes painéis acústicos para instalações permanentes em espaços públicos de arte e cultura: Praça das Artes 2013 e o SESC Pompéia 2003, em São Paulo, capital; Museu Oscar Niemeyer em Curitiba/PR, 2003; Museu do Homem do Pantanal em Corumbá /MT, 2008 e Museu Engenho de Dentro em Piracicaba/SP, 2011. Durante 20 anos (1960-80), trabalhou com a arquiteta Lina Bo Bardi na capital paulista e com ela executou o projeto da Igreja do Espírito Santo do Cerrado na cidade de Uberlândia/MG. Edmar de Almeida foi o responsável pela captação de recursos e pelo projeto de Arte decorativa interior que se encontra em fase de finalização. O artista Edmar José de Almeida tem seu ateliê oficina localizado no Sítio Santo Antônio, município de Uberlândia, Minas Gerais.
SERVIÇO
Mostra – Tríptico do Cristo Pantocrático, o Todo Poderoso, Ladeado Pela Virgem Maria e São João Batista, do artista plástico Edmar Almeida.
Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 | Funcionários | Belo Horizonte
Funcionamento: 3ª, 4ª e 6ª – das 10h às 19h | 5ª – das 12h às 21h | Sábado e domingo – das 12h às 19h
Data: até 3 de setembro de 2017
Entrada – Gratuita