

O objetivo da consulta é garantir iniciativas alinhadas com as necessidades e as expectativas dos produtores e do público em geral, além de manter a transparência em processos da empresa e a interação com os profissionais do audiovisual para a execução das políticas de desenvolvimento do setor.
As contribuições podem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Codemig. Ele é composto de dez itens, que abordam os principais aspectos do concurso. O participante deverá marcar se concorda ou discorda com a redação de cada um dos pontos, com a possibilidade de escrever comentários sobre as questões. Há ainda um espaço para outras considerações pertinentes ao certame. As críticas, sugestões e solicitações serão consideradas para a definição da redação final do documento.
Este será o terceiro Edital para Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais da Codemig. Na edição de 2015, a ação recebeu 137 projetos e beneficiou 18 propostas. Já o concurso publicado no ano passado recebeu 216 inscrições e selecionou 16 para receberem os recursos.
O edital de 2017 irá selecionar propostas de longas-metragens e obras seriadas nos gêneros ficção, animação e documentário e irá distribuir até R$ 1,5 milhão para os projetos contemplados. O objetivo é viabilizar a criação de roteiros inéditos e tornar as propostas aptas a captarem recursos no mercado, fomentando a produção mineira independente.
Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro - PRODAM
Lançado em maio de 2016, o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam) tem o objetivo de viabilizar políticas públicas para o audiovisual por meio de parcerias entre órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de Minas Gerais, municípios e União, além de instituições privadas.
O Prodam vem direcionando recursos para o segmento audiovisual mineiro, distribuídos em editais destinados a roteiros, produção e finalização de longas-metragens para cinema e séries para televisão, além de mostras de cinema e cineclubes, entre outros.
Para estimular todos os ângulos de ação do segmento, o Prodam unifica, no campo do audiovisual, além de instituições privadas, as secretarias de Estado de Cultura, de Educação e de Turismo.