
O mais brasileiro de todos os ritmos, o samba nasceu e vive do morro. Gênero musical de resistência, é nas favelas e comunidades das grandes e pequenas cidades que o samba se alimenta. Ainda no ritmo das comemorações do centenário do ritmo, a escola de samba Acadêmicos da Vila Estrela realiza o projeto Samba – A voz do Morro. Uma grande festa acontece no próximo domingo (10), no aglomerado Santa Lúcia, com participação do Bloco Caricato Acadêmicos. A entrada é gratuita. O evento começa às 10h.
Realizada com recursos do Fundo Estadual de Cultura, a ação faz um recorte e concentra as atrações de samba nos terreiros, becos e vielas, cenário onde o samba mais prosperou. Para Alvimar Neri, um dos realizadores o projeto, o aporte de recursos pelo Governo de Minas Gerais demonstra a importância da iniciativa e valoriza o trabalho realizado. “Receber o incentivo da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Fundo Estadual de Cultura, prova que estamos no caminho certo na valorização dessa música e dos músicos que vivem dentro do aglomerado. É muito importante reforçarmos a cultura presente no morro. O recurso permite pagar os artistas pelo seu trabalho e auxilia em toda a confecção da estrutura”, pontua Alvimar.
O projeto, que leva o samba para o coração do aglomerado, mantém viva as raízes dessa música e expande a visibilidade dos artistas que lá vivem. “No Samba – A voz do Morro só músicos que vivem na comunidade podem se apresentar. É uma forma de reconhecermos o esforço e o talento desses inúmeros artistas que contribuem diariamente com a nossa cultura”, avalia Alvimar. Se apresentam no projeto artistas da velha guarda, como Bira Favela, e também da nova geração, como Sandrinho e Xuxu do Cavaco.
SERVIÇO
SAMBA, A VOZ DO MORRO – COM APRESENTAÇÃO DO BLOCO CARICATO ACADÊMICOS
Data: 10/09/2017
Horário: das 10h às 14h
Local: Rua São Tomás de Aquino, 486, Aglomerado Santa Lúcia, Belo Horizonte, Minas Gerais
Entrada: Gratuita