Um convite à reflexão sobre a história do país. Assim pode ser definida a exposição “Brasil: memórias e percursos”, que está em cartaz na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, espaço integrante do Circuito Liberdade. A mostra, que é gratuita e fica em cartaz até 4 de outubro, convida o leitor a se envolver na antropologia, sociologia, história, política e nas artes produzidas em solo brasileiro.
Os livros expostos esmiúçam a gênese da formação social e artística brasileiras e auxiliam a refletir o presente com o olhar mais apurado. Entre eles estão o celebrado “Casa grande e senzala”, de Gilberto Freyre; a obra “Brasil, uma biografia”, de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling; e “Debret e o Brasil – obra completa (1816 – 1831)”, de Julio Bandeira e Pedro Correa do Lago.
De acordo com a coordenadora do Setor de Referência e Estudos, Adriana Márcia de Deus, a mostra busca integrar a população nas questões que marcaram o país e também contribuir para a compreensão dos desdobramentos de temas contemporâneos. Para isso, a exposição também traz algumas provocações em forma de cartazes afixados nas paredes da Biblioteca. “A ideia é incutir nas pessoas a semente da reflexão e demonstrar que a leitura é o caminho para o esclarecimento”, pontua Adriana.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “BRASIL: MEMÓRIAS E PERCURSOS”
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Anexo Professor Francisco Iglésias (rua da Bahia, 1889, 3º andar, Centro, Belo Horizonte/MG)
Data: até 4 de outubro
Horário: 10h às 18h (segunda à sexta) – e nos 23 e 30 de setembro de 8h às 12h
Entrada: Gratuita
Informações: (31) 3269-1232