A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, na cidade de Jequitibá, recebeu a visita do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, que foi acompanhar as obras de restauração nela desenvolvidas, por iniciativa e sob a supervisão do IEPHA/MG. Ao lado do prefeito Humberto Campelo Reis e do deputado estadual Douglas Melo, ambos defensores da realização, o secretário compartilhou também com vereadores, secretários municipais e personalidades da vida cultural de Jequitibá o entusiasmo pelo resgate da antiga edificação.
A famosa enchente do rio das Velhas ocorrida em 1997 quase destruiu a Matriz e causou fortes danos em toda a cidade. Desde então, formou-se grande expectativa quanto à restauração do monumento tombado pelo IEPHA/MG, um dos mais significativos da região de Sete Lagoas e do Estado. Trata-se do maior símbolo da identidade local. Na presente gestão, a Secretaria de Estado de Cultura e o IEPHA priorizaram três restauros, hoje em fase adiantada: a Matriz de Jequitibá, a Matriz da Conceição de Matias Cardoso, no extremo Norte, e a Igreja do Rosário de Brejo do Amparo, em Januária.
O secretário Angelo Oswaldo disse que, “com o apoio do governador Fernando Pimentel, conseguimos atender às três demandas mais urgentes, já que essas admiráveis construções já apresentavam sintomas de arruinamento. Se não fosse a pronta intervenção, estariam praticamente perdidas”. Ele destacou, ainda, a beleza do entorno da Matriz de Jequitibá, erguida junto a um lago natural e cercada por casario de época, num imenso parque, bem como o antigo cemitério dos escravos, a ser também restaurado.