
No ano em que comemora vinte anos de estrada, a banda ouro-pretana Seu Juvenal dá início à sua primeira excursão pela Europa. Batizada de “Rock Errado European Tour”, a turnê passa por três países do Leste europeu e conta com oito apresentações. A viagem foi viabilizada com recursos do programa Música Minas, edital da Secretaria de Estado de Cultura que promove o intercâmbio cultural e viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo. Somente neste ano 43 propostas foram contempladas pelo edital, que levou artistas mineiros a lugares diversos como Japão, Alemanha, Argentina, África, Suíça, além de outros estados, interior do Brasil e de Minas Gerais.
A importância do edital é reconhecida pelo vocalista do grupo, Bruno Bastos. “O edital foi fundamental para realizarmos essa tour. A importância do Música Minas é enorme e todo ano proporciona a dezenas de artistas mineiros a possibilidade de divulgarem seus trabalhos no âmbito nacional e internacional. Com certeza será uma experiência memorável. Sem o programa não teríamos como embarcar nessa jornada”.
A caminhada europeia do Seu Juvenal tem início nos dias 22 e 23 deste mês na República Tcheca, e depois viaja à Polônia para uma apresentação no dia 24. Na sequência, a turnê prossegue para Eslováquia, onde o grupo faz mais quatro shows, de 27 a 30 de setembro. “Não teria melhor forma de celebrar essas duas décadas de rock do que com uma turnê como essa”, afirma Bruno Bastos.
O repertório da turnê é baseado em toda a discografia da banda, que inclui o elogiado “Rock Errado” - indicado para o Prêmio Dynamite 2016 na categoria "Melhor Álbum de Rock", além dos trabalhos "Guitarra de Pau Seco" de 2004 e "Caixa Preta" de 2008. Algumas músicas do show “Maldito Rock”, projeto que o grupo vem apresentando no Brasil e que reúne versões rock ‘n’ roll para clássicos “Lado B” da música popular brasileira, também vão estar presentes no setlist.
MÚSICA MINAS
O programa viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo. São R$ 700 mil repassados, a título de ajuda de custo, para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação entre outras.
Este ano, o Música Minas já contemplou 43 propostas. Artistas mineiros já visitaram países como Suíça, Coréia do Sul, Japão, Portugal, Alemanha, Argentina e Itália. São Paulo, Paraná e municípios mineiros foram alguns dos destinos nacionais.
Em 2015 e 2016, o edital viabilizou 111 projetos, promovendo a viagem de 349 integrantes da cadeia criativa e produtiva da música.