A capital mineira escreve e vive, nos próximos dias, as suas melhores páginas no cenário literário. Os quatro cantos da cidade recebem eventos que valorizam a sexta arte.
Entre tantas exposições e encontros, não faltam espaços para acolher e difundir o mercado independente. Um deles é a Textura-pequena feira de impressões e literatura, marcada para o dia 23 de setembro, a partir de 11 horas, no Agosto Butiquim, no bairro Prado, região oeste de Belo Horizonte.
Idealizada por meio de uma criação coletiva entre o estabelecimento e a editora Impressões de Minas, a iniciativa expõe novidades para editores, designers e artistas locais, uma forma de estreitar os laços entre os vários universos da literatura e das artes plásticas em diferentes suportes de mídia.
O evento contará com a presença da Impressões de Minas Editora; Manuall Cadernos Artesanais; Entrelinha Papelaria; Cérbero Edições; Analogika; Crivo Editorial; Mutum Estampas; Alecrim; Mazza Edições; Editora Moinhos; Editora Letramento; Paola Rettore Cartas de Amor; Sempre-Viva Editorial – convidado do distrito de Milho Verde, no Serro; o ateliê botânico-poético de Evas do Paraíso; o artista Cleber Falieri, que vai expor fotos, tocar e vender vinis; e a intervenção artística da Cia Gêmea de Palhaças.
Quem passar na feira também poderá apreciar cervejas artesanais, cachaças aromatizadas e comidinhas de boteco, além de aproveitar a atmosfera descontraída e o bate-papo de butiquim.
De acordo com Lucas Brandão, um dos idealizadores da Textura, a ideia surgiu do desejo de expandir novos modos de fazer literatura e de colocar o texto em prática em diferentes formas artesanais. “É uma feira pequena na quantidade, mas grande em outros aspectos. O independente, neste contexto, é entendido como uma vertente artística que não está inserida no mercado de produção massiva. O artista independente realiza a própria produção. Ele mesmo faz o livro e, muitas vezes, o edita. Além disso, pretendemos privilegiar a cultura local e suas variadas facetas”, explica.
Wallison Gontijo, sócio-fundador da Impressões de Minas, reforça a importância de fortalecer o movimento das feiras como mercado alternativo às livrarias e galerias. “Tendo em vista o crescente cenário das publicações independentes do país e também as dificuldades de posicionamento no mercado enfrentadas pelas pequenas editoras, este é o momento propício”.
Breve história
A Textura, uma criação coletiva entre a editora Impressões de Minas e o Agosto Butiquim, teve início em março deste ano. Ela nasceu do desejo de expandir a literatura para outros espaços, para além das livrarias e dos espaços formais de discussão e fruição do livro e das publicações. Passaram pelas edições anteriores mais de vinte marcas, incluindo editoras independentes, publicações de artistas solo, além de produtos que dialogam com o tema central. Para Cacá Cabral, uma das sócias da Evas do Paraíso, marca presente desde a primeira edição, o caráter intimista é positivo: “Em grandes feiras é mais difícil – por vezes impossível – estabelecer um diálogo com o público que vá além da efetivação da venda. A Textura permite essa proximidade. Outro ponto muito bacana é a troca entre os expositores, que têm a paixão pela literatura em comum”, ressalta.
.
Sobre o Agosto:
Mais que um bar, um lugar. É assim que se auto define o Agosto Butiquim, local onde, há onze anos, gastronomia, arte e cultura se encontram. Por lá, é possível saborear pratos como o Julieta fez em trouxas Romeu embrulhadinho, bebericar um Haikai ou também recitar para os amigos poemas que acompanham os pratos que têm nomes ligados ao universo das letras, diversos deles premiados em festivais gastronômicos. O bar oferece também outros aperitivos culturais não menos saborosos tais como bate-papos harmonizados, exposição de artistas visuais, cursos de produção caseira de cerveja e organiza a Textura: pequena feira de impressões e literatura, além do periódico Palavrà Palito, um aperitivo literal. Dessa forma o Agosto procura, além de promover e valorizar a gastronomia mineira, incentivar a cena cultural local, juntando, em um só ambiente, duas de suas paixões primordiais, tudo temperado ao seu gosto.
Sobre a Impressões de Minas:
A Impressões de Minas promove a publicação de novos autores e de diversos gêneros textuais, para adultos e crianças. A editora possui dois selos: o Leme, desenvolvido em parceria com o ateliê de escrita criativa Estratégias Narrativas, direcionado à publicação de poesia e prosa; e o Jubarte, dedicado à publicação de livros infanto-juvenis.
SERVIÇO
FEIRA TEXTURA
Local: Agosto Butiquim (Rua Esmeralda, 298 - Prado, Belo Horizonte - MG
Data: 23/09/2017
Horário: 11h
Local:Rua Esmeralda, 298 – Prado- BH/MG
Assessoria de Imprensa
Marcela Haddad/ Val Prochnow
Amora Comunicação
31. 9 9749 4468