"Expedição teste" é aventura que descerá o Rio das Velhas e que replicará parte da expedição do explorador britânico Richard Burton, realizada em 1867 - há 150 anos atrás - e que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro e 01 de outubro de 2017 com o objetivo de reaver os lugares, povos, culturas e tradições descritos por Burton no trecho que vai de Sabará até a antiga fazenda Jagoara (atualmente Matozinhos/MG).
Capitão Sir Richard Francis Burton (1821 - 1890) foi um escritor, tradutor, linguista, geógrafo, poeta, antropólogo, orientalista, erudito, espadachim, explorador, agente secreto e diplomata britânico. Burton é sem dúvida uma das personalidades mais extraordinárias e fascinantes do século XIX, além de um importante aventureiro. Foi um desbravador na na Ásia, Oriente Médio e na África, onde buscava a nascente do rio Nilo. É o tradutor para o inglês de “Os Lusíadas” de Luís de Camões, “Mil e uma noites das Arábias” e “Kamasutra”.
No Brasil (em 1867), foi o responsável pela "Expedição Teste" descendo o Rio das Velhas e o São Francisco, partindo de Sabará/MG até o Oceano Atlântico em Alagoas. Como fruto desta expedição, em 1868, publicou o livro “The Highlands of Brazil”, que talvez seja um dos principais documentos já produzidos sobre esta região.
Motivados pela leitura desse livro, em 2010, Rafael Bernardes e Søren Knudsen começam a planejar essa grande expedição que em 2017 ganha força com a colaboração do Professor Moreira da Comissão Mineira do Folclore – CMFL, de Ricardo Figueiredo - contatos internacionais e gerador de produtos, além dos dois documentaristas Josélio Teixeira e Ricardo S. Gonçalves.
Marcada para os dias 28, 29 e 30 de Setembro e 01 de Outubro de 2017, essa aventura replicará parte da expedição de Burton, realizada em 1867, do trecho que vai de Sabará até a antiga fazenda Jagoara (atualmente Matozinhos).
A Expedição que contará com 2 pessoas em água e 3 em terra, seguirá a descrição da viagem do Capitão Burton em seu ajojo “Elisa” para reaver os lugares, povos, culturas e tradições ligados descritos por Burton e fazer um paralelo com a realidade atual. Servirá também para determinar a viabilidade de uma expedição completa do Rio das Velhas ao São Francisco, chegando no Oceano Atlântico, prevista para 2018.
Vários produtos estão previstos, frutos dessa expedição, incluindo livros, proseado e infantil e um vídeo-documentário de 52 minutos que será captado durante esses dias com o seguinte logline:
Refazer o caminho de Burton é uma oportunidade de atualizar as leituras que ele fez sobre o Rio e a sociedade da época. Para isso iremos utilizar 3 vieses - Aventura na visão de Søren, a Ecologia na visão de Rafael Bernardes e a Sociologia e a Antropologia na visão do experiente Professor Moreira de modo a traçar um paralelo entre os relatos do século XIX e a realidade do rio no século XXI.
O Percurso:
A expedição iniciará em Sabará e terá como ponto de partida o antigo Porto da Ponte Grande, hoje o “largo” que fica entre a Ponte do Paciência e a Praça de Esportes, no exato encontro entre o Rio Sabará e o Rio das Velhas, deste pronto desceremos o Rio buscando e registrando sempre que possível as referências que nos deixou Burton em seu Livro, tais como a Pedra Grande, a Igreja (ou o Arraial) de Santo Antônio da Roça Grande.
Em santa luzia chegaremos até o antigo Porto da Ponte e de lá seguiremos para Macaúbas das Freiras, passaremos então por terras de Jaboticatubas e Lagoa Santa, chegando a Quinta do Sumidouro, pertencente a Pedro Leopoldo. E deste ponto seguiremos até Matosinhos, no Porto da histórica Fazenda Velha da Jagoara.
Dia 28: Embarcar do antigo Porto da Ponte Grande – Sabará
Chegada no antigo Porto da Ponte em Santa Luzia
Dia 29: Saída de Santa Luzia - antigo Porto da Ponte
Chegada no antigo Porto das Macaúbas (Santa Luzia)
Dia 30: Macaúbas (Santa Luzia) passando por Jaboticatubas e Lagoa Santa
Chegando no Sumidouro - Pedro Leopoldo
Dia 01: Sumidouro - Pedro Leopoldo
Chegada na Jaguara Velha - Matozinhos
Contato / Entrevistas:
• Ana Rita Gonçalves - (31) 99896-4131
• Josélio Teixeira - (31) 99107-0024
• Ricardo S. Gonçalves - (31) 99104-7417