Localizada numa grande área rural, nos arredores de Barbacena, a Sociedade São Miguel Arcanjo inaugurou a igreja dedicada ao patrono, com missa celebrada pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lírio Rocha, e pelo bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho. O missionário italiano Roberto Bertoli, criador da obra, responsabilizou-se pela construção, ao mobilizar um grande número de especialistas, a fim de levantar a planta de um tempo em estilo românico, tal como o que se acha em Urbino, sua cidade de origem. O secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, representou o governo mineiro na cerimônia, ao lado da cônsul da Itália em Minas Gerais, Aurora Russi.
A Sociedade São Miguel Arcanjo mantém ali o Colégio São Francisco de Assis, para cerca de 500 alunos, além de uma creche para crianças e um asilo de idosos. Roberto Bertoli empenha-se em prover as necessidades do notável empreendimento social, contando com o apoio de diversas entidades brasileiras e italianas, além dos recursos por ele próprio doados. A cerimônia de sagração do templo contou com a participação de coro e orquestra formados por alunos da instituição.
O secretário Angelo Oswaldo disse que "Roberto Bertoli tem a aura e o carisma franciscanos, pelo que realiza uma obra de admirável alcance social, contribuindo para a educação e a cultura de centenas de jovens de Barbacena e região". Sobre o templo, observou que "Minas Gerais ganhou uma verdadeira capela românica, cuja construção seguiu, com raro perfeccionismo, as características genuínas de um estilo que vigorou na Europa há mais de mil anos. Mestres canteiros fizeram um belo trabalho de talha, e o sol penetra no templo de modo preciso, iluminando misticamente o Crucificado e o altar".
As fotos a seguir são de autoria de Idinando Borges e Muniz França.
O ex-senador Hélio Costa, a cônsul Aurora Russi e o secretário Angelo Oswaldo
O missionário italiano Roberto Bertoli
A igreja românica na Sociedade São Miguel Arcanjo, em Barbacena (exterior) (interior)