A IDEA Casa de Cultura promove no próximo dia 10 de outubro, terça-feira, mais uma edição do Chá com Letras, com a presença da professora Ângela Vaz Leão. Na ocasião ela participa de um bate papo sobre vida e obra da escritora e tradutora mineira Henriqueta Lisboa.
Ângela Tonelli Vaz Leão foi a primeira diretora do Departamento de Letras da UFMG, onde conheceu emimentes escritores e estudiosos, entre eles Henrique e Eduardo Friero.
Sua produção acadêmica compreende de estudos dedicados às poéticas de Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa e Guimarães Rosa, aos que tratam da língua portuguesa e das línguas românicas.
Em "Henriqueta Lisboa: o mistério da criação poética" (Editora PUC Minas, 2004), Ângela Vaz Leão reúne em livro diversos estudos sobre Henriqueta Lisboa. Nesses textos se vê confirmada a posição da autora como uma leitora atenta e sensível das obras da poeta mineira.
Sobre sua íntima relação com a obra de Henriqueta, Ângela conta que começou em um curso sobre poetas brasileiros (especialmente os mineiros), ministrado no Colégio Izabela Hendrix em 1947, no qual a autora e suas alunas realizavam uma leitura comentada dos poemas de Henriqueta. No livro, ela traça, ainda, um panorama da obra da poeta, de 1929 a 1963, onde pontua a evolução e o gradativo aumento na qualidade de seus poemas. A Henriqueta tradutora também é revelada ao leitor, no qual a ensaísta, enfocando a tradução do Canto IX do Purgatório d’ A Divina Comédia, de Dante Alighieri, destaca a leitura sensível de Henriqueta “deslumbrada diante de tão grave e serena poesia” e o processo de tradução utilizado, pautado por trazer ao texto traduzido “as cores” do original.
A produção acadêmica de dona Ângela, como é carinhosamente chamada por seus alunos, constitui importante auxílio para os estudiosos de Henriqueta, sendo meio de aproximação com alguns dos mistérios de criação de suas poesias, além de proporcionar o prazer do contato com a sensibilidade e a sabedoria sempre presentes na escrita da ensaísta. E no Chá com Letras, curiosos e admiradores da obra de Henriqueta terão a oportunidade de partilhar, pessoalmente, de todo conhecimento e paixão da estudiosa pela obra da poeta mineira.
O evento acontece na IDEA Casa de Cultura (Bernardo Guimarães, 1200), na terça-feira, dia 10 de outubro, às 19hrs, com retirada de senhas gratuitas 30 minutos antes do evento.