Nesta segunda-feira (23/10), no auditório do Hospital Galba Velloso, da Rede Fhemig, em Belo Horizonte, ocorreu a abertura da 1ª Semana de Arte Viva “Sentimento do Mundo”. Com a presença de servidores, pacientes, estudantes e outros profissionais da saúde mental, foi dada a largada para um total de sete dias de evento, durante os quais várias atividades culturais serão realizadas.
Versos de Drummond estão espalhados por toda a unidade com a exposição "No meio do caminho" (Crédito: Ana Luiza Albuquerque)
A manhã teve início com um “Café para Todos”, e logo após, uma paciente do HGV, a gerente assistencial e psicóloga Cláudia Apgaua, o curador geral da Semana, o poeta Djami Sezostre, e a diretora Luzmarina Morelo, falaram para a plateia e recitaram poemas.
A abertura teve continuação com a apresentação musical “Homens Partidos”, realizada por Francesco Napoli e Pedro Morais, e que consistiu em poemas de Carlos Drummond de Andrade em versões musicada e cantadas.
Segundo a diretora da unidade, Luzmarina Morelo, a ideia para a Semana de Arte Viva surgiu a partir da discussão sobre a importância da humanização nas relações, e da percepção de que a circulação da arte poderia propiciar uma melhor convivência dentro do hospital. “Os usuários estão diretamente envolvidos com o projeto e participam de todas as etapas da Semana”, completou Luzmarina.
Durante a abertura, foi inaugurada, ainda, a exposição “No Meio do Caminho”, com versos de Drummond espalhados por toda a unidade, além da exibição de trabalhos de arte feitos pelos pacientes nas oficinas dos últimos dois meses. Espaços literários e a exposição de fotografia “Um Olhar através dos Muros”, de Alexandre Hatem, também foram abertos aos visitantes.
A programação completa da Semana de Arte Viva “Sentimento do Mundo” pode ser conferida neste link.