
Considerada uma das melhores salas de concerto do mundo e acostumada a receber grandes nomes da música sinfônica internacional, a Sala Minas Gerais abre suas portas para o interior do estado, com o claro objetivo de promover a democratização do acesso, além contribuir para a formação de público para a música clássica. No próximo sábado (28), o local serve de palco para a apresentação da Banda Sinfônica de Poços de Caldas. Com entrada franca, o concerto tem regência do maestro Juliano Marques Barreto. O evento é promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura.
Trata-se de oportunidade para uma agradável visita ao Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, que na ocasião também recebe mais uma edição do Fartura Kids. O concerto terá início às 20h, quando o evento de gastronomia se encerra.
Criada há cinco anos pelo maestro Juliano Marques Barreto, a Banda Sinfônica de Poços de Caldas possui 48 músicos, entre professores e alunos dos cursos de sopro e percussão do Conservatório de Poços de Caldas.
Apesar de pouco tempo de estrada, o conjunto já se apresentou no Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além da capital mineira. Fazem cerca de vinte apresentações ao ano, mas o concerto na Sala Minas Gerais tem um gostinho especial. “Poder mostrar todo o trabalho, dedicação e amor à música, em um espaço como a Sala Minas Gerais, nos fascina. O fazer cultural não está restrito aos grandes centros, e, dentro desse entendimento, o convite da Codemig vem ao encontro da consolidação e do reconhecimento do nosso projeto. Estamos muito felizes”, ressaltou o maestro Juliano Marques.
A banda irá apresentar um repertório variado, que vai de óperas de compositores eruditos, como Bizet, a arranjos para clássicos do rock, como canções do Led Zeppelin. “Nós queremos mostrar como é a cara de uma banda Sinfônica na Sala Minas Gerais, tocando transcrições eruditas, obras originais, e finalizando com música popular de altíssima qualidade”, comenta Juliano.
Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na bilheteria, meia hora antes do espetáculo.
SALA MINAS GERAIS
Inaugurada em fevereiro de 2015, a Sala Minas Gerais, construída pela Codemig no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, incluiu o estado no roteiro de grandes concertos internacionais de música erudita. Com capacidade para 1,4 mil espectadores, o imóvel foi projetado com alta tecnologia e possui acústica comparável às melhores salas do mundo. Além disso, oferece salas de ensaio individuais e coletivas, infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão e instalações acessíveis a portadores de necessidades especiais.
PROGRAMA DO CONCERTO
• Persis Overture – James L. Hosay
• Carmen Fantasie – Georges Bizet
Solo: Leonardo Faria
• Novena, Rhapsody for Band – James Swearingen
• The Great Locomotive Chase – Robert W. Smith
• Suite Pernambucana de Bolso – Maestro Duda
I – Caboclinho
II – Serenata
III – Côco
IV – Frevo
• An American in Paris – Geoge Gershwin
Solo: Otávio Quartier
• Pirates of the Caribbean, Symphonic Suite – Klaus Badelt
Arranged by John Wasson
• West Side Story – Leonard Bernstein
Arranged by Naohiro Iwai
• Led Zeppelin on Tour – Led Zeppelin
Arranged by Patrick Roszell
SERVIÇO
APRESENTAÇÃO DA BANDA SINFÔNICA DE POÇOS DE CALDAS NA SALA MINAS GERAIS
Data: 28/10/2017
Horário: 20h
Local: Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 - Barro Preto, Belo Horizonte)
Entrada: Gratuita - ingressos disponíveis para retirada na bilheteria 30 minutos antes do evento