A trajetória cultural do poeta Aroldo Pereira é marcada por grandes performances, apresentações, homenagens. Agitador Cultural, Poeta, Curador do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, evento que acontece há 31 anos em Montes Claros, reunindo poetas de todo o Brasil, o artista multifacetado Aroldo, acompanhado de seu filho Samuel Pereira, vai apresentar poemas de sua autoria com a performance “O Poeta é a Mãe”. O evento acontece na quarta (8), no Sesc Palladium/Teatro de Bolso, em Belo Horizonte. O espetáculo acontece às 19h30 e tem entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis uma hora antes da apresentação. A performance literária “O Poeta é a Mãe" é fruto da parceria com seu filho, o músico Samuel Pereira.
Nesta apresentação, pai e filho irão performar poemas de Aroldo Pereira, sendo uma parcela deles inéditos publicados nos livros “Parangolares” & “Parangosário”, construídos a partir do diálogo entre o autor e os artistas plásticos Raimundo Colares e Arthur Bispo do Rosário.
O espetáculo faz uma alusão/homenagem ao poeta Torquato Neto, base literária do movimento humanista cultural Tropicália, que está completando 50 anos em 2017.
Para pai e filho, os dois homenageados são os artistas plásticos contemporâneos mais instigantes do final do século 20 em nosso país. Eles morreram em hospícios: Arthur Bispo do Rosário no Rio de Janeiro/RJ e Raimundo Felicíssimo Colares (que foi compadre do Aroldo Pereira) faleceu em Montes Claros/MG.
A apresentação terá, ainda, a participação dos artistas Sassá do Tambolelé & Lopo Guará (Poeta).
Recentemente, Aroldo Pereira foi agraciado com o título “Doutor Honoris Causa” da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sendo a maior comenda concedida por uma Universidade a uma figura pública que presta relevantes serviços à sociedade nas áreas da cultura, ciências, filosofia, promoção da paz, entre outros.
É a primeira vez que um cidadão norte-mineiro é agraciado com o título. É, ainda, membro do Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, da União Brasileira dos Escritores. Além disso, Aroldo é um dos criadores (e presidente) da Associação Sociocultural Igor Vive.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (38) 3211-3380 / 9.9112-7011 ou 38- 3213-4655. ou (31) 3270-8100 (Sesc Palladium).