
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, divulga o resultado do Edital de Chamamento Público do Programa Música Minas. A Flama – Associação de Amigos da Fundação de Educação Artística foi a única entidade a participar do edital, e, portanto, a vencedora do pleito. A Flama, que já havia vencido o edital passado, obteve na fase classificatória a pontuação de 135,88 pontos, o que representa 77,6% dos 175 pontos distribuídos.
O Música Minas realiza residências musicais nos territórios de minas por meio do edital de Chamamento Público. Mais de 50% dos recursos do edital é operado pela sociedade civil por meio do Chamamento Público, que obedece ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Em 2016, as residências artísticas foram realizadas com bastante sucesso nas cidades de Belo Horizonte, Diamantina, Pouso Alegre, Montes Claros, Uberlândia e Ouro Preto. As residências musicais visam promover a formação e criação musical calcada em recursos da contemporaneidade. Pesquisa, experimentação e compartilhamento do conhecimento musical são eixos importantes da ação, bem como dinamismo e fortalecimento das cenas musicais nos territórios de desenvolvimento do Estado. O objetivo também é englobar diferentes gêneros, categorias e formas de fazer música, além de expandir a dimensão criativa e formativa do programa Música Minas, com foco no processo artístico colaborativo.
Foram seis cidades percorridas ao longo de junho a novembro do ano passado e cerca de 180 participantes em todas as residências artísticas promovidas. O resultado de todo esse trabalho foi apresentado no dia 23 de maio, no Cine Humberto Mauro, com o lançamento do livro “Territórios de Invenção: por uma formação musical expandida”, publicação organizada pela pesquisadora Lúcia Campos, e a exibição do documentário “Territórios de Invenção”, produzido pelo cineasta Pedro Aspahan, que traz os encontros e os processos coletivos de composição realizados durante as residências.