
Conhecida pela diversidade de manifestações culturais, Belo Horizonte ganha agora um palco intimista para exibir toda qualidade de seus músicos e artistas locais. Estruturado para ser uma vitrine interativa com o público de todas as idades, o “Festival Junto e Aglomerado” vai reunir tendências urbanas em música e arte no espaço DO/AR, no próximo dia 10/12, de 14h às 21h. A iniciativa surgiu da classe artística, puxada pelo bloco de carnaval Seu Vizinho, para um propósito relevante: arrecadar dinheiro para as ações do projeto social realizado no morro do Aglomerado da Serra, na capital mineira.
A principal atração do Festival fica justamente por conta do Seu Vizinho, que tem uma bateria de percussionistas formada por crianças e adolescentes atendidos nas aulas de música do projeto. Apostando em cultura e inclusão social, um time de voluntários se dedica às oficinas, mas o desafio agora é profissionalizar as ações desenvolvidas para ampliar a rede de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. O trabalho é uma espécie de orientação solidária com o poder de afastar a juventude de ameaças como as drogas e a criminalidade.
Além do samba, a diversidade musical está bem representada em gêneros que transitam por opostos, da MPB ao eletrônico. Dentre as atrações confirmadas, Alice Del Picchia apresenta as canções do álbum recém-lançado “Casulo”. O trabalho autoral também coloca em evidência Thales Silva, o Minimalista, que divulga o segundo disco solo, “Banzo”. Ao som de reggae, a banda Black N’ Yellow vai colocar o público para dançar. Já a Vulgo garante uma apresentação enérgica com clássicos do rock. Outra atração que promete surpreender é a URBN, um coletivo de DJs com sons variados e que comanda as pick-ups em uma Kombi personalizada.
O brinde à rede de voluntários, que emprestou o seu talento e ainda doou os cachês para a campanha, está garantido com o apoio da Xeque Mate, uma empresa local que desenvolveu a bebida destilada que mistura xarope de guaraná, mate, limão e rum. O registro desse momento especial será feito em fotos e vídeo pela produtora Fauno, que também vai disponibilizar uma mesa de escambo para quem quiser trocar objetos que possam ser úteis para outras pessoas. É possível, ainda, doar roupas e brinquedos no ponto de arrecadação montado no local.
Toda renda arrecadada com a venda de ingressos, produtos e serviços será revertida para as ações sociais do Seu Vizinho. Até mesmo quem não for à festa, poderá contribuir com doações em dinheiro para o projeto ao acessar a página do evento no site Sympla. Com a proposta de superar as barreiras invisíveis que distanciam morro e asfalto, o "Festival Junto e Aglomerado” mostra que é possível a integração da periferia com a cidade a partir da arte e da cultura, pois, como diz o lema do projeto, somos todos vizinhos e quem está ao lado estende a mão um para o outro.
Serviço:
Dia: 10/12/2017.
Local: DO / AR. Rua Amoroso Costa, n° 32.
Hora: 14h às 21h.
Ingresso: R$ 35,00.
Venda: site Sympla