
A Rede Minas preparou várias novidades no jornalismo, que vão ao ar a partir do dia 11 de dezembro. A emissora passa a contar com novos estúdios, novo jornal, além de reformular a linha editorial de programas já tradicionais. Uma das atrações, inéditas, vai estar ancorada, pela primeira vez em todo o estado de Minas Gerais, por um jornal de âmbito nacional: o BRASIL EM REDE. De acordo com a diretora de Jornalismo Maria Amélia Ávila, com o noticiário noturno, a ideia é unificar e fortalecer a comunicação pública no Brasil.
Ainda, de acordo com a diretora, contribuirão com conteúdos diferenciados e informações com credibilidade emissoras parcerias de todas as regiões do país. Apresentado por Luciano Correia e Raquel Capanema, o noticiário vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 19h45 as 20h30.
NEWSROOM
Outra novidade do setor de Jornalismo da Rede Minas é oferecer ao público um estúdio redação, conhecido como Newsroom. Em consonância com o que há de mais moderno em tecnologia para a operação em televisão, o novo estúdio redação permitirá integrar os profissionais nos processos de produção, reportagem e edição, aproveitando uma característica estética das atuais redações de TV como identidade visual. Em meio a isso, o Jornalismo da emissora apresentará novas vinhetas, artes e tarjas para os programas.
Além de ser usado para apresentação do Brasil em Rede, o estúdio redação também será compartilhado com o Jornal Minas 1º Edição, apresentado por Ruth Soares, e o 2ª Edição, apresentado por Lorena Amaral. Os noticiários vão ao ar de segunda a sexta-feira, de 12h30 as 13h e de 19h30 as 19h45, respectivamente.
Toda programação do Jornalismo contará também com novos cenários para os programas Opinião Minas, Minas em Rede, Rede Mídia, Palavra Cruzada e Meio de Campo. Segundo a direção da TV, eles continuam com a mesma linha editorial, mesmo horário, para servir às demandas de uma TV Pública.
O OPINIÃO MINAS conta com nova apresentadora: Érica Vieira. O Palavra Cruzada, por sua vez, terá nos primeiros programas a apresentação de Marcela Martins. Em seguida, assume novamente Maria Amélia Ávila.
Oura novidade é a reformulação da identidade visual do REPÓRTER DA HORA, que oferecerá maior dinamismo em sua apresentação, pertinente à própria estrutura de um boletim diário.
Um dos programas mais tradicionais da TV mineira, o BRASIL DAS GERAIS retorna à programação com mudanças em sua linha editorial, para deixá-lo ainda mais leve, como uma grande revista para tratar de diversos assuntos. A atração, segundo a diretora Maria Amélia Ávila, volta a ter uma hora de duração, ao contrário dos 45 minutos anteriormente oferecidos ao público, com quadros, colunistas, especialistas e convidados, abrangendo comportamento, cultura, práticas sociais, cidadania, educação, saúde, ou seja, um leque maior de assuntos atuais.
De acordo com a apresentadora Patrícia Pinho o Brasil das Gerais abordará diferentes pautas por dia, sem perder a profundidade. “”Como a produção está na Diretoria de Jornalismo, queremos ser mais dinâmicos e factuais. E, como estamos ao vivo, seremos mais interativos”, ressalta Patrícia.