
A festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é realizada em honra a Chico Rei no mês de janeiro. Como herança africana, a comemoração é movida pela fé e regada de alegria, música e dança, encantando as ruas de Ouro Preto. A abertura das festividades começa neste domingo (7) com a Benção ao Reinado, que será realizada na escadaria da Igreja Santa Efigênia. A programação se estende até o dia 14 de janeiro.
A festa celebra a figura de Chico Rei que veio do Congo trazido como escravo para o Brasil. Em Ouro Preto, ele conseguiu comprar sua alforria e de outros conterrâneos, que o consideraram “rei”. A festa reúne cerca de 35 Guardas de Congado, Moçambique, Marujos, Caboclos, Catopés e Folias de várias regiões do Estado.
PROGRAMAÇÃO
07/01 (Domingo)
ABERTURA DAS FESTIVIDADES
12h Benção ao Reinado
Local: Escadaria da Igreja Santa Efigênia
19h Missa
Local: Capela do Padre Faria
20h Levantamento das Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito
Local: Adro da Capela do Padre Faria
08/01 (Segunda-Feira)
19h30
Palestra: Religiosidade na obra de Joao Guimaraes Rosa.
Objetivo: Perceber a devoção religiosa dos ineiros na obra do grande escritor Guimaraes Rosa que aborda seus livros, temáticas universais, tais como o amor, o medo, a coragem, a fé, a religiosidade, ou seja, inquietações e questionamentos pertencentes a qualquer homem, de qualquer tempo e lugar .
Palestrante: Viviane Michelline Veloso Danese (Doutorado em Literaturas de língua portuguesa na PUC/BH)
Local: Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz.
09/01 (Terça-feira)
19h30
Palestra: Irmandades e Congados: uma experiência transatlântica.
As festas d Nossa Senhora do Rosário possuem maior expressão cultural no Centro Oeste e Sudeste do Brasil, como em alguns estados do Nordeste. Os Congados são diretamente ligados à matriz africana, que incorporam à fé católica, ritos e mitos pertencentes à África, O corpo adquirem movimentos performáticos nos ritos da festa do Rosário, pois fazem parte da Congada, que são as danças e os cantos na alvorada, levantamento de mastros, coroação de reis e rainhas, procissão de congos e todos os ritos em relação ao sagrado.
Palestrante: Leda Maria Martins (poeta, ensaísta, pós doutorado em Performance Studies em New York, professora da UFMG, coordenadora do programa de Pós –Graduação em Letras FALE/UFMG, diversos livros e capítulos em livros publicados)
Local: Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz
10/01 (Quarta-feira)
19h30
Palestra: O Candomblé no Brasil
Pensar no candomblé no Brasil é falar da miscigenação, ancestralidade, sincretismo e diversidade, isto é porque o Candomblé é uma manifestação tipicamente brasileira, de religiosidade de matriz africana que só existe no brasil.
Palestrante: Mãe Maria Emília Leite de Azevedo (estudou no Liceu Coração de Jesus, turma 1979, PUC/SP e Faculdade integradas Tibiriçá).
Local: Casa de Cultura Negra do Alto da Cruz.
11/01 (Quinta-feira)
19h
Celebra e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia com a participação do Terço dos Homens do Bairro Piedade.
Local: Capela do Padre Faria.
12/01 (Sexta-feira)
19h
Celebra e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia com a participação do Terço dos Homens do Bairro Taquaral.
Local: Capela do Padre Faria
13/01 (Sábado)
19h
Missa e encerramento do Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
Local: Igreja de Santa Efigênia.
14/01 (Domingo)
Dia festivo
05h
Alvorada Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja de Santa Efigênia.
8h
Chegada das Guardas Visitantes.
9h
Saída do cortejo da Capela do Padre Faria em direção à Mina do Chico Rei, buscar o Reinado Congo de Ouro Preto.
12h
Benção aos Congadeiros de Ouro Preto e ás Guardas Visitantes.
12h30
Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
15h
Missa Festiva com a participação dos Congados.
16h
Descendimento dos mastros e encerramento.