
Uma das questões que mais mobiliza o debate político e cultural no Brasil, o “lugar de fala” é o tema do programa Voz Ativa desta segunda-feira (15), às 22h15, na Rede Minas. A convidada é a pesquisadora em filosofia social Djamila Ribeiro. Uma das referências do feminismo no Brasil, Djamila lançou recentemente o livro “O que é lugar de fala?”, que tem chamado atenção tanto na academia como entre militantes dos movimentos sociais.
Feminista e responsável pela ampliação das referências teóricas nos estudos sobre a mulher negra, Djamila Ribeiro foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad. O trabalho de Djamila tem provocado o público a pensar nos lugares de fala como espaços de poder, propondo uma reflexão sobre o silenciamento histórico das mulheres e dos negros na sociedade brasileira. “O programa Voz Ativa tem como objetivo romper esse silêncio. Nossa proposta é ir além do pensamento único que domina a comunicação no país”, explica Luiza de Castro, presidenta da Rede Minas.
O programa, que é comandado pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior, vai tratar também de temas como a apropriação cultural, as lutas de afirmação de identidade e a diversidade do movimento feminista no país. Djamila tem destacado, a partir do conceito de interseccionalidade, que é preciso tratar sem hierarquias todas as formas de opressão, sejam elas contra os pobres, os negros ou as mulheres.
Voz Ativa é uma produção da Empresa Mineira de Comunicação, por meio da Rede Minas e Rádio Inconfidência, e tem parceria com a edição brasileira do jornal espanhol El País. O programa, em edição especial preparada para o rádio, é apresentado pela Inconfidência FM, às terças, a partir das 21h, e pela Inconfidência AM, aos domingos, a partir das 22h.
VOZ ATIVA COM DJAMILA RIBEIRO
Segunda-feira (dia 15), às 22h15, pela Rede Minas
Terça-feira (dia 16), às 21h, pela Rádio Inconfidência FM
Domingo (dia 21), às 22h, pela Rádio Inconfidência AM