
Um dos estilistas mais respeitados do Brasil, com trabalho que tem despertado interesse em todo o mundo, Ronaldo Fraga é o convidado do programa Voz Ativa desta segunda-feira, 29 de janeiro, às 22h15, na Rede Minas. Autor de coleções que ampliam o interesse pela moda além das passarelas, ele defende o papel cultural do setor e aponta a importância da moda para a economia criativa brasileira.
O estilista é também reconhecido por levar para as passarelas temas polêmicos, como a coleção inspirada na vida e na obra de Zuzu Angel, que teve o filho assassinado pela ditadura militar, o drama dos refugiados e a transfobia. Fraga é também um pesquisador incansável da cultura brasileira, tendo trabalhado em suas coleções com a obra de escritores, como Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade, e de artistas plásticos como Athos Bulcão e Arthur Bispo do Rosário.
Durante a roda de conversa do VOZ ATIVA, Ronaldo Fraga critica a falta de continuidade das políticas para o setor, fala do ensino de moda no país, defende a diversidade de padrões estéticos e analisa as questões políticas que vêm mobilizando a sociedade. O estilista apresenta ainda seu novo espaço de trabalho, o Grande Hotel Ronaldo Fraga, e anuncia seus novos projetos. “O trabalho do Ronaldo tem dimensão cultural, política e econômica. É um criador que precisa ser ouvido com atenção”, diz Luiza de Castro, presidente da Rede Minas.
A bancada comandada por Florestan Fernandes Júnior conta com a participação dos jornalistas André Oliveira, do El País; Lenora Rohlfs, colunista de moda e estilo da Rádio Inconfidência; Mariana Silva, da Rede Minas; da advogada especializada em moda Bárbara Vanoni; e da professora de design de moda da Fumec, Carla Mendonça.