
O carnaval já começou na capital mineira. Além dos famosos pré-carnavais que esquentam a cidade em janeiro, a efervescência já pode ser sentida pelas ruas de Belo Horizonte com os ensaios dos blocos que participam da folia em 2018. Um deles é o Acadêmicos da Vila Estrela, do Aglomerado Santa Lúcia, que desfila pela oitava vez este ano. A agremiação, que foi campeã do carnaval em 2013 e 2014, está com a agenda lotada até o grande desfile que acontece no dia 12 de fevereiro, na avenida Afonso Pena. Quem quiser conferir o trabalho do bloco pode participar dos animados ensaios que já estão acontecendo. O próximo será realizado neste sábado (27), e os ensaios se repetem nos dias 29 e 31 de janeiro; 2, 4, 6, 8 e 9 de fevereiro. A folia acontece na rua Santo Antônio do Monte, 731, no bairro Santo Antônio, com entrada gratuita.
Contemplado no Fundo Estadual de Cultura (FEC), o bloco conseguiu apoio para reformar o barracão e comprar materiais para compor os bonecos e fantasias. “Termos sido agraciado com recursos do FEC foi fundamental para continuarmos a fazer carnaval. O nosso barracão era muito precário, mas agora está completo e podemos dar mais qualidade ao nosso desfile. Compramos tinta e materiais para estruturar a produção do bloco, além de máquina de costura, tecidos para produção de fantasia, tintas, madeiras, e isopor para fazer as esculturas”, pontua Alvimar Neri, presidente de honra da agremiação.
Este ano, o Acadêmicos da Vila Estrela vai levar para a avenida um samba enredo dedicado às mulheres. São cinco homenageadas. Todas elas com uma história de luta e de conquistas. Chica da Silva conseguiu sua alforria no século XVIII e viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina; já Dandara dos Palmares lutou para a libertação dos negros no país ao lado de seu marido Zumbi; Bertha Lutz, bióloga e pesquisadora brasileira, batalhou pelos direitos políticos das mulheres; Maria Bonita, considerada por muitos a heroína do sertão, foi primeira mulher a participar de um grupo cangaceiro ao lado de seu companheiro Virgulino Ferreira, o Lampião; e Tia Ciata, uma das figuras mais importantes para o surgimento do samba carioca, que agregou em seu entorno nomes como Pixinguinha e Donga. Acesse o samba-enredo “Mulher Brasileira: Orgulho Nacional” no link goo.gl/t5gdnv.
De acordo com Alvimar a escolha do samba enredo se deu pelo papel desempenhado pelas mulheres em diversas lutas sociais e pelo protagonismo exercido na sociedade atual, inclusive dentro do samba. “Estamos homenageando mulheres guerreiras, que em seu tempo puderam ampliar os direitos e as conquistas femininas. O difícil é saber que em 2018 essa luta ainda está longe de acabar. Por isso é tão importante evidenciarmos as ações de quem foi essencial para o movimento feminista”, acredita Alvimar.
CONFIRA O SAMBA ENREDO
“MULHER BRASILEIRA: ORGULHO NACIONAL”
Compositores: Vavá Maia, Julio Braga, Klarck Almeida e Toninho Gentil
HOJE
VOU COM MEU BLOCO PRA AVENIDA
EXALTAR A QUEM DÁ VIDA
ABRAÇAR A FLOR MULHER
DEUSA DA BELEZA UNIVERSAL
NA MEIGUICE NA BRAVURA
HEROÍNA NACIONAL
MULHER Ô MULHER
TU ÉS A ARTE, ÉS A LUZ DO CRIADOR
ÉS FORÇA MAIS VIBRANTE
A PUREZA DO AMOR
CHICA DA SILVA
COMPANHEIRA DO CONTRATADOR
DANDARA, GUERREIRA
QUE À ESCRAVIDÃO NÃO SE CURVOU
TIA CIATA, BAIANA DA FESTANÇA E DO TAMBOR
NA PRAÇA ONZE ONDE O SAMBA COMEÇOU
BERTHA LUTZ, GRANDE FEMINISTA QUE LUTOU
PELO VOTO E A IGUALDADE DA MULHER
O SEU SONHO CONQUISTOU
NO SERTÃO A MUSA DESTEMIDA DO NORDESTE
MARIA BONITA DEU O SEU AMOR A LAMPIÃO
VAI VILA ESTRELA
VERMELHO E BRANCO
ARRASTANDO A MULTIDÃO
COM AS MULHERES NA AVENIDA
FAZENDO A REVOLUÇÃO
SERVIÇO
ENSAIOS DO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA - CARNAVAL 2018
Datas: 27, 29 e 31 de janeiro; e 2, 4, 6, 8 e 9 de fevereiro
Local: rua Santo Antônio do Monte, 731 - Santo Antônio, Belo Horizonte/MG
Horário: 19h às 22h
DESFILE DO ACADÊMICOS DA VILA ESTRELA - CARNAVAL 2018
Data: 12 de fevereiro
Local: avenida Afonso Pena, em frente ao Palácio das Artes
Horário: previsto para começar à 0h