
Realizado pelo Instituto Maria Helena Andrés e o Laboratório Innovatio da EBA - UFMG, o documentário Maria Helena Andrés – Arte e Transcendência, que conta com recursos do Fundo Estadual de Cultura, apresenta as múltiplas facetas da artista, como os trabalhos voltados para a escrita, e os desenvolvidos como educadora e blogueira. Durante a carreira, Maria tem experimentado várias linguagens (pintura, desenho, gravura, colagem, escultura e fotografia) e recebido inúmeros prêmios e homenagens, entre elas a concedida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) por sua trajetória artística. O filme estreia no dia 17 de fevereiro, às 11h, no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.
Dirigido pelo professor Evandro Lemos da Cunha e com co-direção de Danilo Vilaça, o documentário contou com a participação de vários colaboradores, constituindo uma construção de múltiplos olhares. Para Marília Andrés Ribeiro, presidente do Instituto Maria Helena Andrés e filha da artista, o filme é uma importante homenagem à uma das mais significativas figuras do meio artístico do país. “O documentário é uma justa celebração e ganha ainda mais força por ela estar presente e poder vivenciar a importância e o impacto de seu trabalho. Estou muito feliz por podermos registrar esta trajetória artística que dura cerca de 70 anos e que foi fundamental para o estabelecimento de certos movimentos no Brasil, como o movimento construtivo nos anos 50”, explica Marília.
A artista também se dedicou à educação artística e publicou vários livros de reflexão sobre arte, educação, filosofia oriental e intercâmbios culturais entre o Brasil e a Índia. Atualmente, Maria Helena Andrés escreve semanalmente dois blogs sobre arte, artistas, patrimônio cultural, ecologia, ioga e a vida em família (Minha Vida de Artista e Memórias e Viagens), que podem ser acessados no site: mariahelenaandres.blogspot.com.br
SERVIÇO
ESTREIA DO DUCUMENTÁRIO - “MARIA HELENA ANDRÉS – ARTE E TRANSCENDÊNCIA”
Local: Cine Belas Artes (Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes, Belo Horizonte/MG)
Data: 17 de fevereiro
Horário: 11h
Entrada: Gratuita