
A solenidade de posse da professora Sandra Goulart de Almeida como reitora da UFMG, em substituição ao reitor Jaime Ramirez, do qual foi vice-reitora, propiciou uma calorosa e emocionada homenagem à universidade federal, pública, gratuita, democrática, diversa e plural do Brasil, em clara manifestação em favor da autonomia universitária e do respeito aos direitos dos cidadãos e cidadãs.
Vários oradores hipotecaram solidariedade aos reitores Sandra Goulart de Almeida e Jaime Ramirez pelo desrespeito de que foram vítimas, em recente episódio que indignou a comunidade universitária e os meios culturais do Estado e do Brasil.
De todo o país, 25 reitores de universidades federais prestigiaram o ato. O governador Fernando Pimentel foi representado pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, também fez parte da mesa de honra.
Em seu pronunciamento, a nova reitora ressaltou a importância das dimensões culturais na vida da universidade, referindo-se a parcerias com a Secretaria de Estado de Cultura, a serem reforçadas e ampliadas em seu reitorado.
Após a cerimônia, o secretário Angelo Oswaldo ressaltou o papel da UFMG na cultura de Belo Horizonte e de Minas Gerais e reafirmou o empenho na ação colaborativa do Estado com a universidade.
* Crédito das fotos: Foca Lisboa - UFMG