
A Casa do Beco, espaço de intercâmbio de experiências culturais e artísticas diversas, voltada para promover e incentivar a formação humana e profissional por meio das artes, fundada em 2010, será reconhecida por sua importante atuação em Belo Horizonte, uma vez que seu Fundador e Diretor Institucional, Nil César, foi anunciando como um dos vencedores do prêmio “Bom Exemplo 2018”, na categoria Cultura, promovido pela Rede Globo Minas. O prêmio tem como finalidade destacar atitudes de pessoas e instituições da Região Metropolitana de Belo Horizonte, nas áreas social, cultural, comportamental, esportiva, patrimonial e sustentável, que se configuram em bons exemplos, por contribuírem, direta ou indiretamente, para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. Ainda, ao destacar as atitudes dessas pessoas, o “Prêmio Bom Exemplo”, visa despertar na população a sensibilidade para reconhecer a importância e o valor dessas atitudes para uma convivência mais respeitosa, harmoniosa, igualitária e democrática entre todos.
Para celebrar a conquista com todos os envolvidos no dia a dia da instituição, a Casa do Beco promoverá a sua própria versão de um prêmio que reconhece o envolvimento, valor, esforço e importância de diversos atuantes, parceiros e dos moradores da comunidade que fizeram parte dessa história e que contribuíram para que o espaço de cultura construísse seu DNA e todas as ações que são desenvolvidas junto à comunidade. Serão 9 categorias ao todo, que reconhecerão a importante contribuição de pessoas em diferentes vertentes de atuação, como Relevância Histórica para a Casa que reconhecerá pessoas que ofereceram seu trabalho para o crescimento da Casa do Beco, Relevância Histórica Para a Comunidade que enaltecerá as personagens que contribuíram com a construção da Comunidade e a categoria De Mãos Dadas, responsável por celebrar as pessoas, empresas e instituições parceiras que acreditam na transformação social e se doam para que ações de transformação e cidadania possam seguir.
O evento promovido pela Casa do Beco será realizado em duas etapas. A primeira no dia 06/04 (sexta-feira, as 19h), somente para convidados, comportará a celebração dos personagens importantes para o contexto cultural e social de Belo Horizonte, enquanto no dia 07/04 (sábado as 19h), ocorrerá o evento “Cozinha Cultural” aberta e como convite ao público para conhecer o espaço da Casa do Beco e a se integrar com a comunidade em uma tarde recheada de pizza, cerveja e refrigerantes que serão vendidos para arrecadar fundos e investimentos para a instituição.
SOBRE A CASA DO BECO
A CASA DO BECO surgiu em 2003, a partir do trabalho artístico do Grupo do Beco (criado em 1995). Localizada aos pés do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, na região Centro Sul de Belo Horizonte (MG), a instituição é um Ponto de Cultura desde 2010 e seu principal objetivo é promover o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística, especialmente do teatro, em sua comunidade, além disponibilizar suas atividades a outros públicos da cidade. Aberta ao público desde 2011, a Casa é espaço de intercâmbio de experiências culturais diversas. Buscando a formação humana e profissional através da arte, são oferecidas oficinas artísticas para crianças, jovens e adultos. Além disso, há uma ampla programação artística e cultural, sempre gratuita, que mescla grandes sucessos do teatro dos grupos mais distintos da cidade e as montagens produzidas pela própria Instituição.
Através de seu Núcleo artístico, composto pelo Grupo do Beco e pela Companhia Movimento do Beco, a Casa oferece aos seus artistas a oportunidade de se profissionalizar no teatro e na dança, expressando nos palcos as cenas de seu cotidiano. Para manter suas atividades, a Casa do Beco conta com a colaboração de parceiros, amigos e empresas que apoiam seus projetos. Atualmente, a programação da Casa do Beco é mantida graças ao patrocínio do Instituto Unimed BH, via da Lei Rouanet, viabilizado pelo incentivo de pessoas físicas e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais,.
A Instituição também conta com os recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e do Fundo Municipal e Cultura de Belo Horizonte. Assim, desde suas origens, com a experiência inicial do Grupo do Beco, em 1995, a instituição vem tentando fazer com que o teatro, atividade popular em sua origem, mas elitizada em nossos tempos, seja acessível a todos os cidadãos.
Prêmio Reconhecimento Casa do Beco à personagens importantes para a construção de uma cultura de transformação social.
Relevância Histórica pra Casa: pessoas que ofereceram seu trabalho para o crescimento da Casa do Beco.
Estrela Cintilante da Casa: integrantes da equipe da Casa do Beco que, tanto nos momentos bons quanto nos momentos ruins, estiveram presentes pela instituição.
Público fiel da Casa do Beco: público espontâneo da Casa do Beco que ajudaram os promotores e agentes culturais a trilhar o caminho e a história de atuação da instituição com feedbacks e envolvimento direto na história da Casa.
Relevância Histórica Para a Comunidade: pessoas e personagens que contribuíram com a construção da Comunidade.
Beleza e Criatividade da Comunidade: artista do Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia que com sua atuação contribui com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da Comunidade.
Fazendo a diferença para o Morro: lideranças da comunidade que doaram sua vida em prol da melhoria estrutural da comunidade e em prol da qualidade de vida.
De mãos dadas: pessoas, empresas e instituições que acreditam na transformação social e ajudam as ações de transformação e cidadania da Casa.
Relevância Social: grupos e artistas da cidade, independentes da classe social, que se envolvem nas ações sociais e culturais da cidade.
Brilhando nas Artes da Periferia: artistas e agentes de outras comunidades que produzem peças, intervenções, materiais e obras artísticas que são relevantes e importantes para as suas comunidades.
Serviço:
Prêmio Reconhecimento Casa do Beco
Data: 06/04 (evento para convidados) e 07/04 (aberto ao público)
Horário: 19h
Onde: Casa do Beco (Avenida Arthur Bernardes, 3876 - Barragem Santa Lúcia)
Informações para a imprensa
Fábio Gomides – (31) 99693-2767
João Dicker – (31) 98841-9613
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
@aduplainforma