
A partir desta terça-feira, (24), a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, espaço integrante do Circuito Liberdade, promove a exposição 20,000 léguas (Sub)urbanas, do artista belo-horizontino Daniel Jack. Com entrada franca, a mostra apresenta 16 telas que exploram a noção da vivência nas cidades através de múltiplas camadas de cartazes sobrepostas em variadas superfícies. A técnica, chamada pelo artista de “colagem vernacular”, explora paisagens degradadas pelo tempo, como a tinta descascada, sem reboco, com partes do cimento cru e metal enferrujado.
Utilizando a pintura acrílica em camadas, Daniel tenta recriar o espírito das colagens vernaculares nas suas obras, usando fragmentos de linguagens gráficas achadas na rua, em revistas, livros e outros materiais. “É um processo espontâneo e intuitivo, cada pintura tende a se resolver de uma maneira única. Às vezes o tempo para conclusão de uma obra pode demorar um período de meses enquanto outras podem ser resolvidas em alguns dias”, explica Daniel.
A relação entre criação e destruição norteia o processo do artista, que é grande admirador do trabalho de "cartazistas", como o francês Jacques Villeglé e o italiano Mimmo Rotella, personalidades que fizeram colagens usando pedaços de cartazes que eles mesmos rasgavam nas ruas de Paris.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “20,000 LÉGUAS (SUB)URBANAS”, DE DANIEL JACK
Período: de 24 de abril a 29 de maio de 2018
Horário: segunda a sexta-feira: das 8h às 18h / sábados: das 8h às 12h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães - (Praça da Liberdade 21 - Funcionário, Belo Horizonte/MG)
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3269-1204
Entrada: Gratuita