

As novas regras para financiamento de audiovisuaisadotadas pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a situação dessas produções em Minas Gerais serão tema de audiência pública que será realizada nesta quinta-feira (26/4/18) pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Bosco (Avante), e acontecerá no Auditório José Alencar Gomes da Silva, às 15 horas.
As regras definidas pela Ancine vêm sendo muito criticadas por cineastas, produtores e roteiristas. O argumento é que mudanças nos critérios de seleção favoreceriam projetos mais comerciais e produtoras já consolidadas no mercado, em detrimento de obras autorais e de profissionais iniciantes.
Já confirmaram presença na reunião da Assembleia, entre outros, o cineasta Helvécio Ratton; o coordenador do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), Gilvan Rodrigues dos Santos; e a coordenadora de Articulação Institucional para Ações de Fomento da Secretaria de Políticas de Financiamento, Fabiana Trindade Machado, representando a Ancine.
As novas regras de financiamento audiovisual se aplicam a seis editais lançados pela Ancine e pelo Ministério da Cultura (MinC) no dia 12/3/18. Trata-se da segunda etapa do programa #audiovisualgerafuturo, totalizando um investimento de R$ 471 milhões. Na avaliação do Governo Federal, as modificações darão mais agilidade e transparência aos processos de seleção.
A Associação Brasileira de Cineastas (Abraci) e a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra) já se manifestaram contra os novos critérios. Centenas de profissionais aderiram a um abaixo-assinado para protestar contra as mudanças.
Consulte a lista completa de convidados para a reunião.
DIVULGAÇÃO: ALMG