
Um dos mais importantes movimentos artísticos de Minas Gerais, o Clube da Esquina é o grande homenageado em mais uma edição especial do Suplemento Literário de Minas Gerais. Com ilustrações de Fernando Pacheco e textos de diversos artistas ligados ao Clube da Esquina, a edição traz memórias e depoimentos sobre o movimento, além de fotos raras que enriquecem a homenagem. Viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais, a edição especial será lançada no próximo sábado (12), das 11h às 14h, na Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários), em Belo Horizonte. Os músicos Tatta Spalla e Bianca Luar irão interpretar músicas do Clube da Esquina e haverá distribuição gratuita de exemplares no local. A entrada é gratuita.
Um dos coordenadores do Suplemento Literário, João Barile explica a escolha do tema desta edição. “Buscamos nesta edição mostrar ao grande público a estreita relação de amizade e parceria que existe entre o Suplemento Literário e o Clube da Esquina desde o início dos anos 70. Música, letras, composições, poesia e literatura sempre foram o elo entre estas turmas”, informa Barile.
Nessa época, Integrantes do Clube da Esquina e do Suplemento Literário de Minas Gerais estudavam juntos na Faculdade de Direito da UFMG. Tendo a música, letras, poesia e literatura como interesses comuns, essa relação foi ficando cada vez mais estreita e duradoura. Esta edição do Suplemento Literário traz textos que destacam essa parceria de longa data, como os depoimentos de Túlio Mourão, Tavinho Moura, Sérgio Sant’Anna, e dois textos de Murilo Antunes, um publicado originalmente no Suplemento Literário de 1972 e o outro dos dias atuais, destacando as diferenças de cenários nos dois períodos.
O CLUBE DA ESQUINA
O movimento musical ganhou o Brasil e o mundo ao mesclar elementos do jazz, rock, bossa nova, música folclórica, erudita e até música hispânica; inovador, tornou-se referência de qualidade na MPB, influenciando gerações de músicos e compositores até hoje.
Surgido na década de 60, o Clube da Esquina foi fruto da grande amizade entre os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), e Milton Nascimento, quando este veio para a capital para trabalhar e estudar. O nome do grupo veio dos encontros na esquina onde sempre se reuniam para cantar e tocar violão. Sem condições para frequentar os clubes onde a juventude mais abastada se reunia, os integrantes costumavam dizer que o clube deles era ali, na esquina. Chamavam a atenção pela riqueza poética nas composições engajadas, a mistura de influências sonoras e a integração musical que promoviam com o restante da América Latina, trazendo uma renovação da sonoridade e da qualidade da música popular brasileira da época.
SERVIÇO
Lançamento da edição especial do Suplemento Literário de Minas Gerais – Clube da Esquina
Data: 12/05/2018
Local: Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Horário: das 11h às 14h
Entrada Gratuita
Informações: (31) 3269.1140