
A Casa de Leitura Lya Botelho, na cidade de Leopoldina, é um dos centros culturais mais atuantes do Estado. Nesta quinta-feira, às 9h, a instituição abre nova exposição, intitulada “Asas – o sonho de voar”. Seu diretor, o museólogo Alexandre Carlos Moreira, é o responsável pela curadoria. Investindo em fatos, épocas e personagens da história do Brasil, a Casa escolheu a vida e a obra do mineiro Alberto Santos Dumont para mais uma realização de grande impacto junto ao numeroso público de estudantes que corre a suas mostras. Mônica Botelho, representando a Fundação Ormeo Junqueira Botelho, participa do ato.
Como o objetivo primeiro é o aluno do ensino fundamental e médio, enfatiza-se o caráter lúdico e cenográfico da apresentação. Diversas referências comentam, visualmente, o desejo inerente ao ser humano de alcançar os céus, aproximar-se dos deuses, imitar os pássaros e, sobretudo, superar os limites do chão do planeta.
Como nas mostras anteriores, foram convidados os diretores, coordenadores, professores e, naturalmente, os representantes das Secretarias de Educação e de Cultura, bem como da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, para uma visita antes da abertura ao público.
As iniciativas da Casa de Leitura Lya Botelho contam com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Para o secretário Angelo Oswaldo, “as atividades desenvolvidas em Leopoldina caracterizam um importante centro de produção, cujas mostras mereciam circular por outras cidades pela excelência da qualidade e por sua condição exemplar. Cultura e educação interagem e se completam nesse trabalho”.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO "ASAS - O SONHO DE VOAR"
Local: Casa de Leitura Lya Botelho (rua José Peres, 4 - Centro, Leopoldina/MG)
Horário: 9h
Entrada Gratuita