
Um dos maiores mestres da arte brasileira do século XX, o pintor Alberto da Veiga Guignard será homenageado durante a tradicional Semana Guignard, que neste ano terá sua oitava edição. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e da Superintendência de Museus e Artes Visuais, e acontecerá no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, entre os dias 22 e 30 de junho de 2018, tendo a CEMIG como patrocinadora, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Toda a programação é gratuita.
O extenso rol de atrações conta com exposições, apresentações artísticas, palestras, lançamento de livro, exibição de vídeo, oficina e workshop culturais que visam promover uma verdadeira imersão no universo do artista. O destaque da Semana Guignard de 2018 é o lançamento do livro “Passos de Guignard em Ouro Preto”, fruto de uma pesquisa realizada ao longo de duas décadas pelo coordenador do Museu Casa Guignard, Gélcio Fortes. O livro traz textos e correspondências de amigos de Guignard, como Priscila Freire e Lúcia Machado de Almeida, belas poesias de expoentes da literatura brasileira e depoimentos de moradores de Ouro Preto que conviveram com o artista. Apresenta também imagens de obras e registros de Guignard em Ouro Preto. O design é de Paulo Schmidt, que deu à obra um moderno e requintado acabamento.
O Coordenador do Museu Casa Guignard, Gélcio Fortes, apreciador e estudioso da obra de Guignard, afirma que: “A Semana Guignard já se tornou um evento que a cidade abraçou no mês de junho. A noite de São João retira da obra do artista a mais popular das festas brasileiras e coloca na rua, uma das mais emblemáticas produções da pintura brasileira. Palestras, encontros, oficinas continuam agregando ao redor do artista e do Museu, aquilo que Guignard mais prezava: uma sociedade que convive com arte e através dela a possibilidade da formação integral do cidadão. Como o artista costumava dizer “ o Brasil me deu Ouro Preto”... e a cidade o tem acolhido, orgulhosa de sua presença!”
A Superintendente de Museus e Artes Visuais, Andréa de Magalhães Matos, reafirma a importância do evento para a comunidade de Ouro Preto: “Todos os anos o Museu Casa Guignard oferece à comunidade de Ouro Preto uma caprichada programação dentro da Semana Guignard, composta por apresentações musicais de qualidade, exposição temporária, palestras e oficinas muito interessantes. Esta é sempre uma excelente oportunidade de estreitarmos nossa relação com o público e para que a trajetória do grande artista, que tanto amou a cidade, seja reconhecida”.
A programação tem início no dia 22 de junho (sexta-feira) com apresentação do Bontempo Trio, no Dirce Café Bar. Entre os destaques de sábado (23), será realizada a abertura da 12ª Noite de São João, tema constante nas obras de Guignard, com projeções de obras do artista na fachada do Museu e apresentação de quadrilhas. Em seguida, às 21hs, acontece o show da banda O Xote das Meninas, formado por seis musicistas mineiras, que se uniram para tocar e celebrar um importante gênero da música brasileira: o forró pé de serra. O intuito do grupo, criado por Christiane Cordeiro, é dar visibilidade à música feita por mulheres no país, que ainda tem a cena predominantemente masculina.O repertório passeia por baiões, xotes e xaxados eternizados nas vozes de Marinês, Elba Ramalho, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.
As atividades continuam no domingo (24) com a abertura da exposição temporária “Notícia de Guignard”, que apresenta reproduções de matérias e curiosidades sobre o artista, retiradas de jornais e revistas coletadas ao longo de quatro décadas e que compõem o acervo pessoal de Tadeu Bandeira, curador da mostra. O público poderá saber um pouco mais sobre o processo de coleta dessas noticias, na roda de conversa com o curador logo após a abertura da exposição. Na parte da tarde, no espaço Priscila Freire (no subsolo do Museu Casa Guignard), acontece o encontro com o grupo Urban Sketch (desenhistas urbanos) de Ouro Preto.
Nos dias 25 e 26 (segunda e terça-feira) acontece a oficina de produção de flores de papel, ministrada pela artesã mineira Regina Ribeiro com temática “Jarros de Guignard”. O público será convidado a produzir flores e compor arranjos inspirados nos jarros de flores pintados pelo artista. Na quinta (28) e na sexta (29) o fotógrafo Eduardo Trópia ministra o workshop de fotografia “Um olhar” levando os participantes a produzir seus registros pelas rotas do Passos de Guignard em Ouro Preto. Na noite do dia 29 será exibido o filme “Guignard Imaginário” no Bar e Restaurante Toffolo, seguido de bate papo com a diretora Isabel Lacerda.
Encerrando a VII Semana Guignard, será realizado o lançamento do livro “Passos de Guignard em Ouro Preto”, no dia 30 (sábado) e na seqüência, palestra do artista plástico Marcelo Albuquerque com o tema “Paisagens Imaginantes de Guignard, poética e influências”.
A VIII Semana Guignard está sendo realizada no contexto do projeto “Programação Cultural do Museu Casa Guignard”, gerido pela Associação dos Amigos do Museu Casa Guignard e aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Alem do patrocínio da CEMIG, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e do Grupo de Empresários de Ouro Preto.
ALBERTO DA VEIGA GUIGNARD
Nasceu em Nova Friburgo (Rio de Janeiro) em 1892 e aos 11 anos mudou-se para a Europa com a família. Lá permaneceu por mais de vinte anos, estudando desenho e pintura em importantes academias na Itália e Alemanha. De volta ao Brasil, em 1929, fixou-se no Rio de Janeiro, instalando seu ateliê no jardim Botânico. No ano seguinte, iniciou a carreira de professor de arte, passando a ensinar desenho e pintura para crianças na Fundação Osório. Em 1940, transferiu-se para a cidade de Itatiaia, também no Rio de Janeiro, onde passou curtas temporadas. Associado a um grupo de jovens amigos artistas, em 1942 organizou um ateliê coletivo, chamado de a Nova Flor de Abacate. Dois anos depois, a convite de Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, mudou-se para a capital mineira.
À frente da escola de pintura que hoje traz o seu nome, Guignard teve papel decisivo na formação da geração de artistas modernistas mineiros. Viajava a Sabará, Lagoa Santa e, com mais frequência, a Ouro Preto, cidade que lhe inspirou e onde residiu nos últimos anos de sua vida. Morreu em Belo Horizonte, em 1962, e está sepultado, conforme seu desejo, na Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto. É considerado um dos maiores pintores brasileiros do século XX.
MUSEU CASA GUIGNARD – MCG
Vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e inaugurado em 1986, o museu reúne acervo de desenhos, pinturas, ilustrações, objetos de trabalho e de uso pessoal do artista, fotografias e documentos textuais, que foram adquiridos por meio de doação e compra. Destacam-se a coleção de cartões produzidos pelo artista para Amalita Fontenelle, além de retratos, violão e cama, estes dois últimos com superfícies revestidas por pintura decorativa. Centro de pesquisa e memória da vida e obra de Guignard, o museu oferece uma diversificada programação de ações culturais e educativas baseadas na trajetória do artista como mestre e professor, oficinas, visitas orientadas e ciclo de palestras.
VIII SEMANA GUIGNARD
PROGRAMAÇÃO
22 a 30 de junho de 2018
Dia 22 (sexta-feira)
20h - Apresentação do Bontempo Trio.
Local: Dirce Café Bar - Largo de Marília de Dirceu, 18 – Antônio Dias
Dia 23 (sábado)
19h - Abertura da 12ª Noite de São João, com projeções de obras de Guignard na fachada do Museu.
20h - Apresentação de grupo de quadrilha.
21h - Show da banda O Xote das Meninas.
Local: Rua Direita em frente ao Museu Casa Guignard
Os bares e restaurantes da Rua Direita estarão abertos, com cardápio típico dos festejos juninos.
Dia 24 (domingo)
11h - Abertura da exposição “Noticias de Guignard”.
Mesa de conversa com o Curador da exposição, Tadeu Bandeira.
15h - Encontro com o grupo Urban Sketch (desenhistas urbanos) de Ouro Preto.
Local: Espaço Priscila Freire - Museu Casa Guignard
Dias 25, 26 (segunda e terça-feira)
14h - Oficina de flores de papel desenvolvendo o tema “Jarros de Guignard", com a artesã Regina Ribeiro.
Local: Espaço Priscila Freire - Museu Casa Guignard
Dia 28 (quinta-feira)
14h “Um Olhar” - workshop de fotografia com Eduardo Trópia, pelas rotas dos Passos de Guignard em Ouro Preto.
Saída do Museu Casa Guignard
Dia 29 (sexta-feira)
07h - “Um Olhar” - workshop de fotografia com Eduardo Trópia, pelas rotas dos Passos de Guignard em Ouro Preto.
Saída do Museu Casa Guignard
18h - Projeto “Encontros com Guignard”, com a instalação de foto do artista na mesa do Restaurante Toffolo que ele costumava se sentar.
18h30 - Projeção do filme “Guignard Imaginário” e bate papo com a diretora Isabel Lacerda.
Local: Bar e Restaurante Toffolo
Dia 30 (sábado)
11h - Lançamento do Livro “Passos de Guignard em Ouro Preto”, com a pesquisa completa sobre o assunto realizada, desde 1996, pelo coordenador do Museu Casa Guignard, Gélcio Fortes.
11h30 - Palestra do artista plástico Marcelo Albuquerque com o tema “Paisagens imaginantes de Guignard, poética e influências”.
Local: Museu Casa Guignard
As inscrições para a oficina de flores de papel e para o workshop de fotografia devem ser feitas pelo tel. (31) 3551 5155 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SERVIÇO
Evento: VII Semana Guignard
Data: 22 a 30 de junho de 2018
Entrada: Gratuita
Local:Museu Casa Guignard
Rua Conde de Bobadela (Rua Direita) nº 110 – Ouro Preto/MG
Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira de 12 às 18h, sábado, domingo e feriado de 10 às 15h
Informações e agendamentos: (31) 3551-5155
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assessoria de Imprensa: Angelina Gonçalves – (31) 3269-1109 | 9 8876-8987