
A capital mineira é palco de mais uma apresentação do II Encontro de Bandas de Música, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge. O segundo espetáculo, da série de três, acontece neste sábado (23), às 10h, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, e vai contar com a participação da Corporação Musical Euterpe Operária, de Lavras (território Sul), da Corporação Musical Santa Cecília, do município de Tabuleiro (território Mata), e da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A entrada é gratuita.
A iniciativa faz parte do programa Banda de Minas, edital da Secretaria de Estado de Cultura que atua na promoção, valorização e permanência das bandas civis e militares por meio da doação de instrumentos musicais, vestimentas e indumentárias, realização de oficinas, e outras ações de fomento a essa tradicional manifestação artística de Minas Gerais.
Formada em 22 de setembro de 1910, a Corporação Musical Euterpe Operária, de Lavras, traz para o evento a tradição secular das bandas de música. Para o presidente da entidade, Edinaldo Murilo Gonçalves, festas desse tipo fortalecem a manifestação artística e auxiliam no trabalho de desenvolvimento dos músicos. “O Encontro é um incentivo às futuras gerações e isso é extremamente relevante para a continuidade do projeto de formação de novos instrumentistas e também para a manutenção das bandas”, pontua Edinaldo.
Com aproximadamente 700 bandas de música espalhadas por seus territórios, Minas Gerais é o estado com maior número de registro deste tipo de banda, sendo reconhecido como um celeiro de músicos desta tradição. De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, “as bandas civis e militares são um importante componente cultural e de fomento à formação de músicos em todo o estado. Elas contribuem para manter a música viva na emoção de cada cidade”.
As últimas apresentações do II Encontro de Bandas de Música acontecem no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da capital mineira, no dia 30 de junho, às 10h. A Corporação Musical União Operária, da cidade de Nova Lima (território Metropolitano), a Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado (território Caparaó) e a Sociedade Musical Santa Cecília, de Mariana (território Metropolitano), estão escaladas para a festa, que ainda contará com a solenidade de entrega de instrumentos musicais referente ao edital 2017 do programa Bandas de Minas. “A realização do encontro de bandas demonstra a relevância dessa manifestação artística para a cultura mineira. A iniciativa proporciona a integração das bandas e permite que o compartilhamento de experiências, a troca de partituras e revela para a população a musicalidade presente em Minas Gerais”, pontua Marco Túlio Barbosa, diretor de Programas e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Cultura.
Encontro na Praça Duque de Caxias
A série de três eventos do II Encontro de Bandas de Música teve início no dia 16 de junho, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, com a apresentação da Associação da Banda de Música, de Jaboticatubas (território Metropolitano), da Banda de Música União dos Artistas, localizada em Sete Lagoas (território Metropolitano), e da Sociedade Musical Santa Cecília, de Conselheiro Lafaiete (território Vertentes).
PROGRAMA BANDAS DE MINAS
O edital é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, com recursos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge. Atua na promoção, valorização e permanência das bandas civis de música, por meio de doações de instrumentos musicais e kits de partituras, bem como a realização de cursos e oficinas de capacitação de acordo com sua disponibilidade de recursos. O Programa também dá suporte às corporações musicais com a doação de vestimentas e indumentárias.
O edital 2017 contou com algumas inovações, como a inserção das bandas militares no escopo do programa. O programa disponibilizou R$ 1 milhão para a compra de aproximadamente 680 instrumentos para Bandas Civis de Música de Minas Gerais como forma de contribuir para a manutenção e o aperfeiçoamento desta tradicional manifestação artística. Ao todo, 74 bandas de 68 municípios foram contempladas e agraciadas com diversos instrumentos, entre os quais bombardão, bombardino, bumbo, clarinete, flauta, pratos, saxofone, sousafone, trombone de vara, trompa e trompete.
SERVIÇO:
Data: 23 de junho (sábado)
Local: Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (Rua Gonçalves Dias, 3333 - Barro Preto, Belo Horizonte/MG)
Horário: 10h
Bandas:
Corporação Musical Euterpe Operária, localizada em Lavras (território Sul)
Corporação Musical Santa Cecília, do município de Tabuleiro (território Mata)
Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
----
Data: 30 de junho (sábado)
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti(Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte/MG)
Horário: 10h
Bandas:
Corporação Musical União Operária, da cidade de Nova Lima (território Metropolitano)
Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado (território Caparaó)
Sociedade Musical Santa Cecília, de Mariana (território Metropolitano)