
As relações entre o Estado e as religiões de matriz africana, no Brasil, são o tema central do livro “De religião a cultura, de cultura a religião: travessias afro-religiosas no espaço público”, que a cientista social Mariana Ramos de Morais lança no sábado, dia 30 de junho, das 10 às 13 horas, na PUC Minas Praça da Liberdade (Avenida Brasil, 2.023 - Funcionários). A obra, publicada pela Editora PUC Minas, é resultado da tese de doutorado da autora, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade, sob orientação da professora Juliana Gonzaga Jayme.
Num texto que une o rigor científico ao sabor da escrita, Mariana Ramos de Morais lança um olhar histórico e analítico sobre as relações entre o poder público e as religiões afro-brasileiras, desde quando estas eram assunto policial, por serem consideradas feitiçaria, até seu reconhecimento como patrimônio cultural. Nessa travessia de religião a cultura e, novamente, de cultura a religião, são muitas as tensões e disputas entre os praticantes dessas religiões, o Estado, os intelectuais e os representantes do movimento negro e do movimento afro-religioso.
“De religião a cultura, de cultura a religião: travessias afro-religiosas no espaço público” nasce já como obra de referência para todos os que se interessam pelos debates em torno da religiosidade afro-brasileira, das políticas de patrimônio, da diversidade cultural e do racismo.
O livro está à venda no site da Editora PUC Minas (editora.pucminas.br/obra/de-religiao-a-cultura-de-cultura-a-religiao).
Mariana Ramos de Morais é doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, com um pós-doutorado em andamento nessa instituição e outro, já concluído, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, além de pesquisadora associada do Centre d’Études en Sciences Sociales du Religieux (CéSor), da EHESS. É autora dos livros “Nas teias do sagrado: registros da religiosidade afro-brasileira em Belo Horizonte” (2010) e “Banda de cá, banda de lá - umbanda para crianças” (2012). Co-organizou, com a antropóloga Stefania Capone, a publicação “Afro-patrimoines: culture afro-brésilienne et dynamiques patrimoniales” (2015), editada na França.
Serviço:
Lançamento do livro “De religião a cultura, de cultura a religião: travessias afro-religiosas no espaço público”, de Mariana Ramos de Morais (Editora PUC Minas)
Sábado, 30 de junho de 2018, das 10 às 13 horas
PUC Minas Praça da Liberdade
Prédio 1 - Pilotis
Avenida Brasil, 2.023 - Funcionários
Belo Horizonte
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.