
Desde abril, a Contato Filmes Incubadora de Audiovisual, que iniciou a programação 2018 com o seminário Os marcos legais do audiovisual no Brasil e a Lei do Audiovisual de Minas Gerais, vem realizando oficinas gratuitas com alguns dos mais talentosos e premiados nomes da área. Valorizar a produção desde o projeto até a exibição no país e, em especial, em Minas Gerais é um dos pilares da iniciativa da ONG Contato, referência no setor. Mais do que a troca de conhecimento, mês a mês, os alunos refletem sobre cinema, televisão e suas imensas possibilidades. Em julho serão realizadas as oficinas Laboratório de Projetos, com Guilherme Fiúza Zenha e Victor Lopes, Roteiro para Série, com Laura Barile, e A Narrativa do Cinema, com Gilberto Scarpa.
As inscrições das atividades da Contato Filmes Incubadora de Audiovisual podem ser feitas por meio do site: www.sympla.com.br/ongcontato. As vagas são limitadas e haverá seleção com base em análise de currículo pelos ministrantes das oficinas e equipe da ONG. A inciativa tem o patrocínio da CEMIG e da NET através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
As Oficinas
Oficina 10: Laboratório de Projetos
Oficineiros: Guilherme Fiuza Zenha e Victor Lopes
Duração: 4 encontros de 3 horas e 1 encontro de 8 horas
Público: 15 pessoas
Data: 3 a 6 de julho, das 19h às 22h e 7 de julho, das 10h às 19h
Inscrições encerradas
Retorno de confirmação para os participantes 27 de junho
Local: ONG Contato – Rua Pouso Alto, 175, Serra
Esta é uma oficina direcionada a realizadores e produtores. Seu principal objetivo é o estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos audiovisuais. Do Argumento ao Pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão) nos formatos longa-metragem e séries, nas categorias ficção, animação e documentário, direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão.
Oficina 11: Roteiro para Série
Oficineira: Laura Barile
Duração: 15 horas – 5 encontros de 3 horas
Público: 15 a 25 pessoas
Data: 9 a 13 de julho, das 19h às 22h
Inscrições até 2 de julho
Retorno de confirmação para os participantes: 4 de julho
Local: ONG Contato – Rua Pouso Alto, 175, Serra
O que define um projeto de série? Quais são as etapas de desenvolvimento? Como escolher a estrutura da minha série? O curso vai apresentar todos os elementos para a criação e desenvolvimento de roteiros de série, desde a bíblia até o tratamento final, apresentando ferramentas de trabalho e abordando o dia-a-dia das salas de roteiristas.
Oficina 12: A narrativa do Cinema
Oficineiro: Gilberto Scarpa
Duração: 15 horas – 3 encontros de 5 horas
Público: 20 pessoas
Data: 23 a 25 de julho, das 14h às 19h
Inscrições até 16 de julho.
Retorno de confirmação para os participantes 18 de julho
Local: ONG Contato – Rua Pouso Alto, 175, Serra
Essa oficina se propõe a analisar recursos e elementos de linguagem que o cinema utiliza para constituir o universo narrativo: construção de personagens, elipses e diálogos narrativos necessários para a relação cinematográfica, relação entre a produção e o processo de criação artística no cinema e no audiovisual, análise de filmes e textos dramáticos.
Os oficineiros
Guilherme Fiúza Zenhatrabalha na produção audiovisual desde 1993. Foi assistente de direção de Helvécio Ratton, Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado e Nelson Pereira dos Santos. Guilherme dirigiu O Menino no Espelho, baseado na obra homônima de Fernando Sabino. O longa infantojuvenil foi sucesso de crítica no Brasil, com uma boa carreira em festivais internacionais, além de ter sido comercializado para cinema e TV, incluindo a HBO, em mais de 15 países na Europa. Ele também foi produtor executivo de Depois Daquele Baile e é co-autor do Guia de Projetos Audiovisuais (Editora Autêntica).
Victor Lopes
Victor Lopes é diretor, roteirista, e produtor de cinema e TV. Dirigiu o curta-metragem Bala Perdida e os longas-metragens Língua, Eliezer Batista, As Aventuras de Agamenon, O Repórter, Serra Pelada, A lenda da Montanha de Ouro e Betinho, A Esperança Equilibrista, vencedores de 34 prêmios nacionais e internacionais. Na televisão, ele dirigiu séries e programas para Canal Plus, History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura, e Rede Globo. Lopes atua também como professor e consultor na área de Desenvolvimento de Projetos e Pitching. Em 2015, funda a Faro Formatos, produtora de conteúdo para o mercado audiovisual.
Laura Barile
Laura Barile é formada em Jornalismo pela PUC-SP e Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema. Integrou a equipe de roteiristas de Gaby Estrella, indicada ao Emmy Kids Awards 2014. Desde então, esteve em Núcleos Criativos e Laboratórios contemplados pela Ancine desenvolvendo projetos de séries, transitando entre o adulto e o infantil, o live action e a animação. Criou e coordenou o desenvolvimento da série de drama Mostra tua Cara, para as TVs públicas do país, e coordenou a equipe de roteiristas da série infantil Árvore dos Araújos, com estreia prevista para 2019.
Gilberto Scarpa
Gilberto Scarpa é formado em Artes Plásticas pela UEMG/Escola Guignard, onde se especializou em Arte Contemporânea. Na área audiovisual é diretor e produtor desde 1998, realizando trabalhos publicitários, produtos culturais e para TV. Sua estreia em 2008 aconteceu com o curta-metragem Os Filmes que Não Fiz, em parceria com Cristiano Abud. A produção levou mais de 30 prêmios no Brasil e no exterior. O Filme Mais Violento do Mundo, curta também dirigido por ele, recebeu entre outros prêmios o de Melhor Direção no 33º Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais importantes e tradicionais festivais brasileiro. Scarpa também dirigiu o média-metragem Paresiga, lançado em 2018.