
O setor cultural ganha nos próximos dias um atalho no acesso ao conhecimento, sob a liderança de alguns dos pesquisadores e profissionais mais respeitados do país e da América Latina: a EAD Inspire - Escola de Gestão e Cultura.
O nascimento da escola marca o lançamento de uma série de cursos remotos, livres e modulares, com sete cortes temáticos, entre agosto e novembro. A coordenação e a condução das aulas, em ambiente digital, estão a cargo de especialistas destacados do mercado e da área acadêmica. As matrículas serão abertas na próxima segunda, 11 de junho, e podem ser feitas diretamente pelo site da escola: www.inspirebr.com.br.
O início das aulas está previsto para 16 de agosto, com o curso bilíngue Gestão e Política Cultural na América Latina, sob coordenação da gestora mineira Maria Helena Cunha, diretora da EAD Inspire, e da gestora mexicana Liliana López Borbón –desde 2002, instrutora do Sistema Nacional de Formação de Produtores e Gestores Culturais da Secretaria de Cultura Federal, do governo mexicano, e ganhadora, em 2015, do Prêmio Internacional Roca Bomcompte, um dos mais prestigiados do mundo em gestão cultural.
Na mesma data tem início o curso Direito Cultural, coordenado pela advogada Diana Gebrim, consultora jurídica e gestora cultural, especializada no manejo de projetos nas leis de incentivo.
Em setembro, o economista Rodrigo Cavalcante Michel, membro do Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais, abre o curso Economia da Cultura. No mês seguinte, o foco se volta para as artes cênicas, com o tema Gestão de Grupos e Espaços Cênicos, sob a coordenação de Maria Helena Cunha.
Em outubro é a vez do audiovisual, com o curso Produção Executiva em Audiovisual, sob coordenação da publicitária e gestora cultural Michelle Antunes, que atuou na produção-executiva do núcleo de TV e Multiplataforma da Conspiração Filmes e é sócia da produtora de conteúdo transmídia Andorinha.
Em novembro, o encerramento da temporada de cursos de 2018 oferece duas opções: Comunicação Social para Organizações, com a jornalista Carolina Braga, doutora em Comunicação e Sociabilidade pela Universidad Autónoma de Barcelona e consultora do Sebrae-MG, e Pesquisa e Diagnóstico Participativo para a Gestão Cultural, com a socióloga Clarice de Assis Libânio, coordenadora-executiva da Ong Favela é Isso Aí e sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa.
Todos os cursos são estruturados em módulos, com professores diferentes para cada tema. Os detalhes estão disponíveis no site da Inspire.
A EAD Inspire utiliza metodologia e plataforma de aprendizagem próprias. Fruto de duas décadas de experiências no campo do ensino aplicado à cultura de sua diretora, Maria Helena Cunha, a EAD Inspire amplifica o esforço da agência mineira Inspire, sua nave-mãe, na expansão do acesso à formação e à informação qualificadas – um desafio permanente num país de dimensões continentais como o Brasil.
Nascida em 2011 em Belo Horizonte, a Inspire atua nas áreas cultural e educacional. Presta consultoria no desenvolvimento de planejamento e de gestão para instituições e iniciativas culturais, assim como na formatação de programas de formação e qualificação profissional.
Sua trajetória envolve contribuições valiosas à estruturação da engrenagem cultural. Em 7 anos de atuação no mercado nacional e internacional, a Inspire foi responsável pela realização de inúmeros cursos, oficinas, seminários e palestras, presencial ou virtualmente.
Neste meio tempo, desenvolveu metodologia inovadora (adotada por instituições de referência como o Instituto Itaú Cultural) em torno do compartilhamento de conhecimento e da aprendizagem coletiva e colaborativa e na produção intelectual (por meio da publicação de artigos e livros), contribuindo para a capacitação de agentes culturais, o fortalecimento e a profissionalização do setor no Brasil e no exterior.
O empenho da Inspire na sistematização e oferta de conhecimento deu origem, por exemplo, ao projeto Biblioteca Virtual, iniciativa que organiza e disponibiliza gratuitamente, desde 2017, um acervo com cerca de 300 textos, sites e vídeos de reconhecida qualidade conceitual nas áreas de gestão, políticas culturais e temas correlatos, relacionados à criação, produção, gestão e salvaguarda no território da cultura.
Consultora, pesquisadora e gestora cultural, Especialista em Planejamento e Gestão e Mestre em Educação, Maria Helena Cunha acredita que a EAD Inspire responde a uma inquietação crescente no mercado das chamadas indústrias criativas, em tempos de cultura digital: o desejo de acesso ao que há de mais confiável e atualizado nas diferentes áreas do conhecimento.
Um modelo de aprendizagem relacional baseado na partilha e no colaborativismo, a partir de encontros, vivências e trocas de experiência ampliadas, de forma dinâmica, com a ajuda de ferramentas digitais –cada vez mais, sem que seja preciso sair de casa. “A gente parte do princípio de que todo mundo tem algo a aprender, mas também a ensinar”, diz Lena