
A Galeria de Arte da Cemig expõe arte e poesia entre os dias 13 de novembro e 11 de janeiro, com a mostra de pinturas “Tu és eu, eu sou tu”, da artista mineira Maíse Couto, uma das contempladas da 24º Concorrência de Talentos da Cemig 2018.
Segundo a pintora, as paisagens imaginadas são normalmente habitadas por uma criança inspirada nos retratos de sua filha, Mariana Ladeira. “O símbolo personifica minha própria imagem infantil em espaços indefinidos, em situações e ações que revelam resquícios mesclados de imaginação”, conta Maíse. A série proposta para essa mostra é composta por um conjunto de sete pinturas em tamanhos variados, realizados com a combinação das técnicas de tinta a óleo e tinta acrílica.
Para a artista, toda a obra passou por um processo de estudo e análise, o que inclui a escolha do nome de sua exposição “Tu és eu, eu sou tu”, que faz parte da “Prece do Yoguin”, escrita pelo professor de yoga José Hermógenes de Andrade Filho (1921-2015), no livro “Yoga: Caminho para Deus”. Segundo a artista, este título consegue abarcar sua “experiência de transcendência e união, em que o contato real com outra pessoa estabelece, na personalidade como um todo. Condições que são pré-requisito para impregnar meu cenário pictórico, retratando-me, tornando-me sujeito na pintura”, explica.
Na convivência com a filha Mariana, Maíse revela que sentimentos infantis inconscientes daquilo que é essencialmente permeável ao universo feminino, são acionados, identificados, tornando-se assim imagem especular uma da outra. Para a artista plástica Fátima Pena, “cada pintura foi lançada no espaço livre da tela, com formas orgânicas que flutuam como bolhas de sabão prestes a se desmanchar, criando sutis relações entre forma e conteúdo, figuração e abstração”, analisa.
Sobre a artista
Maíse Couto é formada em odontologia e, em dado momento, resolveu recomeçar. Prestou vestibular em Artes Plásticas com habilitação em desenho e pintura pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais. Fez pós- graduação em Desenvolvimento e Gestão Cultural.
Serviço:
Mostra de pinturas “tu és eu, eu sou tu”, da artista Maíse couto.
Data: 13 de novembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019 (de segunda sexta- feira, das 8h às 19h, exceto domingos e feriados)
Local: Galeria de Arte da Cemig (Av. Barbacena, 1200 - Santo Agostinho, Belo Horizonte )
Entrada: Franca