
Para celebrar a memória e o aniversário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a Secretaria de Estado de Cultura e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizam, em parceria com o BDMG Cultural, o Dia do Barroco Mineiro. Além de homenagear o criador da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, o evento, que acontece dia 19 de novembro, às 19h, no auditório do BDMG Cultural, conta com o lançamento do Prêmio Diogo de Vasconcelos, que contempla com R$ 10 mil a melhor pesquisa acadêmica sobre a história de Minas Gerais. A entrada é gratuita.
A solenidade do Dia do Barroco vai promover também o lançamento do livro “Estudos sobre Belo Horizonte e sobre Minas Gerais nos 30 anos do BDMG Cultural”, organizado pelos professores Caio César Boschi e Eliana de Freitas Dutra.
Participam da homenagem a Aleijadinho, o Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, o Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Bosco, e o Diretor Presidente do BDMG Cultural, Rogério Faria Tavares.
Aleijadinho
Nascido na cidade de Vila Rica, em Minas Gerais, o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o maior expoente da arte colonial brasileira e um dos principais representantes do Barroco. Entre seus trabalhos de maior destaque estão a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, as obras do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e os 12 profetas moldados em pedra-sabão, ambos trabalhos localizados em Congonhas. Aleijadinho pode ter nascido em 1730 ou em 1738, a idade de nascimento nunca foi confirmada. O artista morreu em 18 de novembro de 1814, vítima de uma grave doença.
Dia do Barroco Mineiro
O Dia do Barroco Mineiro, comemorado anualmente em 18 de novembro, foi instituído pela lei 20.470, de 2012, que determina a realização de atividades culturais com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico relativo à expressão artística e à obra de Aleijadinho.
Prêmio Diogo de Vasconcelos
O Prêmio Diogo de Vasconcelos contempla com R$ 10 mil o melhor trabalho de pesquisa sobre a história de Minas Gerais. A premiação leva o nome do importante historiador mineiro que teve participação direta na criação do Arquivo Público Mineiro, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e da Academia Mineira de Letras.
Lançamento do livro “Estudos sobre Belo Horizonte e sobre Minas Gerais nos 30 anos do BDMG Cultural”
Organizado pelos professores Eliana de Freitas Dutra e Caio César Boschi, a obra“Estudos sobre Belo Horizonte e sobre Minas Gerais nos 30 anos do BDMG Cultural” é fruto de atividades realizadas nos seminários “Escrita, memória, movimento: BH 120 anos” e "Minas e seus caminhos", organizados pelo BDMG Cultural em 2017 e 2018. O livro reúne temas ligados à história da fundação de Minas Gerais e de Belo Horizonte, bem como assuntos relacionados à sua memória, arquitetura, cultura e ao meio ambiente.
SERVIÇO
DIA DO BARROCO MINEIRO
Data: 19 de novembro de 2018
Horário: 19h
Local: BDMG Cultural – Auditório Marco Túlio – andar térreo (Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes, Belo Horizonte/MG)
Entrada: Gratuita
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31) 3915 2692 / 2655
(31) 9 9619 7901