
A cantora e compositora Azula Marina levou um pouco da música mineira a Portugal. Durante o mês de outubro, a artista participou de uma residência artística ministrada pelo músico e compositor Yuri Matias. A atividade envolveu trabalhos de arranjos musicais, produção artística e direção cultural. Azula também se apresentou no pub Embaixada do Porto, local frequentado por pessoas de todo o mundo. A viagem foi viabilizada pelo programa Música Minas, da Secretaria de Estado de Cultura. O edital promove o intercâmbio cultural e possibilita viagens por municípios de todo o Brasil e para os cinco continentes. O programa financia despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.
Azula, que se prepara para gravar seu primeiro álbum solo, intitulado “Sentimentos da terra”,destacou a importância do edital na realização do sonho. “Já tenho mais de 20 anos de carreira. Mas precisava partir para algo mais autoral. Muitas pessoas não têm condições de ir à Europa, como é o meu caso, mas graças ao Música Minas isso foi possível. Programas como esse auxiliam os artistas a se capacitarem cada vez mais e expandir o alcance da nossa arte”, explica a cantora.
Sentimentos da terra
Esboçado para ser o primeiro trabalho solo de Azula Marina, o álbum “Sentimentos da terra” foi o grande fator motivacional para sua viagem, realizada em conjunto com sua produtora Carola Castro. A artista desembarcou em terras lusitanas para realizar um processo de aprimoramento musical com o objetivo de melhorar seus arranjos vocais e instrumentais. O musico Yuri Matias, brasileiro radicado em Portugal, guiou os passos de Azula durante sua estadia em Portugal. O álbum deve ser lançado ainda em 2019. O repertorio vai trazer uma miscelânea de ritmos, entre ele o Blues, o Jazz e a Mpb.
Musica Minas
O programa viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo. São R$ 700 mil repassados, a título de ajuda de custo, para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação entre outras.
Este ano, o Música Minas contemplou 41 propostas, promovendo o intercâmbio de 167 integrantes da cadeia criativa e produtiva da música. Artistas mineiros visitaram países como Argentina, Estados Unidos, Cuba, África do Sul, Japão.São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte, foram alguns dos destinos nacionais.