
A filosofia passa a ter espaço na programação da Rede Minas com a estreia da série própria Humanidades, dia 27 de novembro, terça-feira, às 22h15, com reapresentação aos domingos, às 23horas.
A série é conduzida por três personagens, que também são os idealizadores e produtores da obra: Marcos Maia, Simone Pio e Sabrina Damasceno, com trilha original de Fab Palladino.
Humanidades traz reflexões sobre temas cotidianos, ideias e questionamentos críticos que buscam na filosofia um ponto de partida. A série coloca o ser humano como ponto central de toda a busca, procurando promover diálogos a partir do incômodo observado ou vivenciado no cotidiano.
A partir das ideias de pensadores ou do diálogo com pessoas de diferentes experiências e áreas, os apresentadores vão elaborando suas reflexões. Para os idealizadores da nova série da Rede Minas, não importa se as ideias vêm do pensamento científico, religioso, místico, senso comum ou da filosofia, são todas produções humanas. São Humanidades.
Diálogos que constroem ideias
A série é centrada nas ideias produzidas pela humanidade e na experiência pessoal (humana). Busca-se um contato menos formal e mais próximo, mais humano, onde as ideias não estão ali para se contradizerem, gerar polêmica ou vencer um debate, mas para acrescentar perspectivas de diferentes fontes. A intenção não é criar ou promover discussões polarizadas, mas promover diálogos que constroem ideias, explicam os apresentadores.
Os 13 episódios da série, com duração de 1 hora cada, são perpassados por grandes temas da Filosofia, que se encontram em estudos axiológicos (estudos dos valores humanos), como ética, política, estética e religião, que dialogam com outras disciplinas como a metafísica, antropologia e epistemologia.
Os temas dos episódios são: Conhecimento, Bolhas Sociais, Liberdade, Manipulação, Privacidade, Tecnologia, Espiritualidade, Amor, Criação, Identidades, Natureza e Tempo. O último episódio irá revisitar as reflexões dos entrevistados, colocando diferentes pontos de vista e ideias em perspectivas.